Prefeitura de Barreiras entregará Unidade de Saúde na Vila dos Funcionários e mais duas unidades que passam por requalificação

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, entregará nos próximos dias, três novos equipamentos de saúde para a população de Barreiras. Pela primeira vez, o Bairro Vila dos Funcionários recebeu requalificação asfáltica contemplando todas as ruas e travessas por meio do Projeto Pavimenta Barreiras. Foram mais de 30 anos, esperando por essas intervenções, e agora, a população comemora mais uma conquista com a implantação da primeira Unidade de Saúde da Família, na Rua A.

A nova Unidade de Saúde da Família terá médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários, dentre outros serviços que atenderão até 3.500 pessoas. Na manhã dessa terça-feira (09) o secretário municipal de saúde acompanhou os ajustes finais da obra que já está em fase conclusiva. “Dentre as novas Unidades de Saúde que serão entregues à população de Barreiras uma dessas será nesse bairro tão querido por todos, que dependia das unidades em bairros próximos para realizar consultas e acompanhamento familiar. Essa estrutura irá aumentar consideravelmente o índice da cobertura da atenção básica, que recebemos em 2017 com 39% de cobertura e já alcançamos nesse primeiro semestre de 2019, 67%. A meta do prefeito Zito Barbosa é alcançar 85% de cobertura até o final desse ano”, destacou Anderson Vian.

O sorriso do morador, Cesário Rocha, estampa a felicidade de quem passará a morar ao lado da nova Unidade de Saúde. O aposentado de 80 anos conta que era uma luta realizar consultas nos outros bairros e que agora a realidade será outra. “Uma Unidade de Saúde era o que mais estava precisando nesse bairro, estou muito feliz porque faço acompanhamento muitas vezes com o médico e tinha que ir em outros bairros, agora, serei contemplado com a Unidade ao lado da minha residência. Estou alegre demais pelas melhorias realizadas no meu bairro, que se completam com o novo posto de saúde”, disse.

Duas outras unidades estão sendo reformadas e serão entregues ainda esse ano na Vila Rica e Baraúna. A Unidade da Família Clara Cecília Fernandes, no bairro Vila Rica, funcionará em novo endereço, situada na Travessa Costa Rica, nº 73, a Unidade contemplará mais de 3.000 pessoas em uma estrutura mais ampla e confortável. Já a comunidade Baraúna, também comemora a reforma que está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde. Em fase conclusiva, o terceiro equipamento totalmente requalificado, irá proporcionar mais qualidade na oferta dos serviços disponibilizados, como sala de vacina, preventivo, pré-natal, atendimento clinico, odontológico, enfermagem, dentre outros.