Prefeitura de Barreiras entrega oficialmente a Iluminação de Natal e promove Primeira Feira Natalina

A programação “Um Natal de Paz para uma Feliz Cidade” acontecerá até 21 de dezembro

Pelas principais ruas e avenidas de Barreiras já é possível sentir o clima do Natal, esse ano, com a decoração ainda mais colorida. No sábado (8), o projeto “Um Natal de Paz para uma Feliz Cidade” foi apresentado oficialmente para a população com a entrega também, da Iluminação natalina. O evento marcou ainda a abertura da Primeira Feira Natalina e a apresentação da programação da Vila de Natal, promovida pela Prefeitura de Barreiras.

A apresentação do projeto “Um Natal de Paz para uma Feliz Cidade” contou a participação da secretária municipal de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, que representou o prefeito Zito Barbosa, da secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar, secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, secretário de infraestrutura, João Sá Teles, secretário de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, da subsecretária de educação, Emília Moreno, diretora de cultura, Diva Bonfim, coordenadores do governo, artesãos e populares que prestigiaram o evento e as primeiras apresentações artísticas da noite.

A secretária Gislaine Barbosa destacou o carinho com que a Prefeitura iluminou as principais praças, ruas e avenidas da cidade, reutilizando a iluminação adquirida com recursos próprio do município em 2017, através do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana e que será utilizada com inovações até 2020.

“É com muita alegria que hoje apresentamos a população de Barreiras o projeto “Um Natal de Paz para uma Feliz Cidade”, que engloba a Iluminação, a primeira Feira Natalina e a Vila de Natal, no Parque de Exposições. A intenção da Prefeitura é proporcionar momentos de festividade, reflexão e alegria para as famílias barreirenses e para os turistas e visitantes que chegam a Barreiras para os festejos de fim de ano”, disse.

A Vila de Natal no Parque de Exposições Engº Geraldo Rocha é composta por um túnel iluminado que se espalha por árvores e postes, culminando com cinco pinheiros coloridos. “De 08 a 20 de dezembro acontece aqui na Praça Castro Alves, a Primeira Feira Natalina de Barreiras, através da qual nossos artesãos estarão expondo e comercializando seus produtos, fortalecendo assim nossa cultura e dinamizando a economia criativa de nosso município. Já no dia 21, às 17h30, Papai Noel chegará à Vila de Natal com mais de 13 mil brinquedos a serem distribuídos para as crianças de Barreiras, em uma tarde memorável, que proporcionará também o fomento da cultura através das apresentações artísticas que acontecerão na Vila de Natal”, disse Cátia Alencar.
O secretario de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, destacou a importância do embelezamento da cidade nessa época de final de ano, como forma de promover congraçamento entre as famílias e também aquecer o comércio com disseminação do clima de Natal. Os pronunciamentos foram seguidos das apresentações do Concerto Coro Sinfônico de Barreiras e da Orquestra de Professores da Música da Escola Antoninho Sampaio.

Feira Natalina de Barreiras
A primeira Feira Natalina de Barreiras é parte integrante do Projeto “Um Natal de Paz para uma Feliz Cidade” e tem como objetivo fomentar a cultura e arte do município. A feira é composta por produtos feitos pelos artesãos de Barreiras como fonte de economia criativa através do trabalho manual, que utiliza matéria-prima natural, ou produção de um artesão.

Até o próximo dia 20 de dezembro, a população que passar pela Praça Castro Alves poderá adquirir produtos da gastronomia, artes plásticas, artesanato de sustentabilidade e diversas outras variedades. Igor Arantes é artesão, e na primeira noite da Feira Natalina já demonstrou satisfação com a exposição de suas obras e também com as vendas.

“Essa é uma grande oportunidade de mostrarmos um pouco do nosso trabalho. No primeiro dia, ganhamos a oportunidade de expor nossas artes e estimularmos nossos alunos a participar de eventos como esses. Realizamos boas vendas, recebemos outras encomendas e ganhamos oito alunos para as turmas de desenho realista. Todo esse fruto se deu através desse evento cultural, que oportuniza e fomenta o crescimento e a valorização do artista”, disse, satisfeito, nas redes sociais.