Prefeitura de Barreiras entrega equipamentos para aprimorar a implantação do formulário eletrônico do SUAS

Barreiras é um dos primeiros municípios do interior da Bahia a iniciar o processo de implementação do prontuário eletrônico SUAS. As equipes do Bolsa Família, CRAS e CREAS, coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, através do Projeto Cidade Social, estão em ritmo acelerado para ampliar a rede de famílias referenciadas ao SUAS (inscritos no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e acompanhados no CRAS).

Para dinamizar o processo, na tarde de sexta-feira, 06, com a presença dos novos assistentes sociais, educadores e servidores aprovados na seletiva que finalizavam a capacitação, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, fizeram a entrega de dez novos notebooks e impressoras para os quatro CRAS, o CREAS e Centro POP.

Os novos equipamentos foram destinados às equipes de cadastro do prontuário SUAS que realizam o acompanhamento das famílias e indivíduos. A primeira a receber o novo kit com 02 notebooks e 01 impressora foi a coordenadora do CRAS I, Eliana Passos, mas também receberam os equipamentos a coordenadora do CRAS II, Carla Quinteiro, a coordenadora do CRAS III, Kharola Crisóstomo, a coordenadora do CRAS IV, Marilia Machado. O coordenador do CREAS, Fabricio Menezes e o coordenador do Centro POP, Fernando Azevedo receberam um notebook e impressora.

A coordenadora do CRAS IV, Marília Machado, fez um agradecimento especial à gestão, citando a melhoria significativa na política social do município. “Sou efetiva há mais de 10 anos, faço parte do Conselho Estadual de Assistência Social e finalmente estou vivenciando um novo momento na política social de Barreiras. Os serviços estão funcionando de forma correta, acessível e com equipes qualificadas, por isso, quero parabenizar a gestão municipal e a secretária Karlúcia por valorizar esse vínculo com as famílias assistidas”, disse Marilia.

Segundo a secretária Karlúcia, com a informatização espera-se o aprimoramento do processo de trabalho, dando visibilidade às múltiplas dimensões que devem ser consideradas no processo de acompanhamento familiar. “Nossas equipes estão preparadas e focadas na informatização do prontuário SUAS, que dará integralidade ao nosso atendimento às famílias em vulnerabilidade, porque temos o propósito de valorizar e cuidar das pessoas, fazendo um atendimento acolhedor”, disse a secretária.

O prefeito Zito Barbosa deu as boas-vindas aos novos colaboradores da Secretaria de Assistência Social solicitando empenho e dedicação no atendimento as famílias. “Estamos fazendo nossa parte, investindo e aprimorando os setores e nesse processo contamos com a dedicação dos profissionais. É gratificante ver o trabalho da Assistência Social chegando até as famílias que mais precisam do olhar do poder público, de modo especial às mulheres em situação de violência, os jovens com medidas protetivas, idosos sem atenção e crianças desprotegidas, e graças à Deus, estamos conseguindo atendê-los com programas, projetos e a atenção dos nossas servidores. Agradeço a cada colaborador com a certeza, que vamos continuar evoluindo na humanização dos serviços e atendimentos para nossa população”, salientou o prefeito.