Prefeitura de Barreiras entrega carteiras de identidade funcional à Guarda Civil Municipal

Os 149 guardas civis municipais de Barreiras acabam de alcançar mais uma conquista profissional. Na tarde da última quinta-feira (30), em solenidade realizada no auditório da Prefeitura, o Secretário Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, fez a entrega das carteiras de identificação funcional ao Comando da GCM. O evento foi prestigiado pelos secretários municipais Demósthenes Júnior (meio ambiente), Gislaine Barbosa (administração), Cátia Alencar (educação), o vereador César da Vila, o vice-presidente do Sindsemb, Meyreles Rodrigues e o comandante da 84ª CIPM, Cap. Cristiano Gama.

A Prefeitura de Barreiras concedeu o benefício da identificação dos servidores dentro do Programa Cidade Legal, atendendo uma reinvindicação da categoria que lutava pela carteira funcional desde 2002. O documento foi impresso em papel moeda, dotado de itens de segurança que dificultam a falsificação e tem validade em todo o território nacional. O documento ainda apresenta a foto do servidor, nome completo, matrícula, assinaturas do prefeito, secretário municipal da pasta, comandante e do servidor. No verso, RG, CPF, data de nascimento, naturalidade, filiação, CNH e grupo sanguíneo. “A carteira de identidade funcional está adequada às exigências nacional, fundamentada na legislação e garante a identificação do servidor no exercício de suas funções”, explicou o secretário Junior Sampaio.

O vice presidente do Sindsemb, Meyreles Rodrigues elogiou a gestão municipal citando a importância da valorização da categoria, e reforçando que as demandas solicitadas tem sido gradualmente atendidas pela administração. “Hoje é um momento ímpar para todos os servidores efetivos e da reserva que compõem a Guarda Civil Municipal. Sabemos da luta durante todos esses anos, da sensação de todos ao receber essa identificação e das demais demandas que vem sendo atendidas pela administração, a exemplo do reajuste do vale alimentação e os coletes balísticos que já estão em fase de licitação”, disse.

O comandante da GCM Barreiras, Gilmar Rodrigues, com mais de quinze anos na corporação enalteceu a importância da identificação e o trabalho que todos os guardas executam no dia a dia. “Hoje é um dia para agradecer, e dizer que esse é mais um compromisso que a gestão cumpre com a Guarda. Essa carteira é de uso funcional e de porte obrigatório pelo Guarda Civil Municipal em serviço, e valerá como documento de identificação, tendo fé pública em todo o território nacional, e quando for apresentada nos locais, todos saberão que se trata de um guarda do município de Barreiras. Esta identificação era um pleito bastante antigo dos profissionais da guarda”, destacou o comandante.

Na entrega simbólica ao comandante Gilmar Rodrigues e a subcomandante Rejane Pimentel, o secretário Junior Sampaio agradeceu a confiança e relembrou as solicitações da GCM, quando assumiu a pasta.

“Realmente esse dia é histórico para a gestão Barreiras Capital do Oeste, que mais uma vez, através do prefeito Zito Barbosa atende nossa solicitação e proporciona essa conquista aos nossos guardas civis municipais. Quero relembrar que na primeira parada no Quartel da Guarda, recebi as demandas da carteira de identidade funcional, o reajuste no vale alimentação, os EPI´s e a reforma das instalações da GCM, e neste momento entregamos as carteiras a todos os GCM´s, já conseguimos a concessão de um reajuste de 30% no vale alimentação, os coletes balísticos já serão licitados nesta sexta-feira (31), os novo fardamento também já foi autorizado e em breve o prefeito Zito estará autorizando a construção do novo quartel da Guarda, com toda estrutura para atender o efetivo. Me sinto feliz e orgulhoso, por fazer parte desta história”, salientou o secretário.

Finalizando a solenidade, o secretário informou que os Guardas Civis Municipais ativos e da reserva já poderiam retirar a carteira funcional no Comando da Guarda, cumprindo as exigências legais da assinatura e impressão digital na cédula, que deve ser realizada no recebimento do documento.