Prefeitura de Barreiras empossa novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA

Foram empossados em cerimônia nesta quarta-feira, 24, no auditório das Secretarias da Prefeitura de Barreiras, a nova diretoria e demais membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. A equipe, composta por representantes da sociedade civil organizada e governamental, atuará em favor das políticas públicas e ações que protejam os jovens de situações de risco e vulnerabilidade, durante o biênio 2021-2022.

Prestigiaram o evento os secretários municipais: Karlúcia Macêdo (Assistência Social e membro do CMDCA), Gislaine Carvalho (Administração e Planejamento), Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Turismo), João Sá Teles (Infraestrutura), Cátia Alencar (Educação), Melchisedec Alves (Saúde), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã), a assessora especial Marileide Carvalho, representando o prefeito Zito Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores Otoniel Teixeira, a presidente do Conselho Tutelar Maria da Conceição Xavier, além de vereadores, representantes de entidades e comunidade.

“É um grande desafio zelar pelas crianças e adolescentes que não tem uma família, um teto e a garantia dos seus direitos assegurados. É nesse papel que o Conselho vem atuar, para que esses que estejam à margem sejam verdadeiramente amparados, este é também um compromisso do prefeito Zito Barbosa. Destacando sempre o amor ao próximo, a esperança de dias melhores, e realizando investimentos importantes na nossa rede de proteção social, como o fortalecimento do Conselho Tutelar e a implantação da nova sede da Casa dos Conselhos”, comentou Marileide Carvalho.

Ao todo o CMDCA tem 20 representantes, 10 titulares e 10 suplentes. “Nossa missão é deliberar, propor, refletir e acompanhar todas as questões relativas aos direitos das crianças e dos adolescentes. Não queremos cuidar das nossas crianças só quando os seus direitos forem violados, mas de forma preventiva no fortalecimento dos vínculos familiares, levando ajuda especializada e fortalecendo a rede de proteção social como já vinha ocorrendo ao longo dos últimos quatro anos”, destacou a secretária Karlúcia Macêdo.

Compõem a diretoria eleita: Diego Toyonaga (presidente), Karlúcia Macêdo (vice-presidente), Vera Andrade (1ª secretária), Dalzige Pires (2ª secretária).

Com a pandemia do novo Coronavírus e o afastamento dos jovens do ambiente escolar e das atividades sociais, crianças e adolescentes precisam de um encaminhamento ainda mais cuidadoso e um trabalho permanente de excelência, é o que avalia o novo presidente. “O ano passado e esse ano são atípicos, algo que ninguém imaginava viver, nossas crianças tão pequenas às vezes e nossos adolescentes sem experiência precisam de uma condução e nós podemos fazer isso por cada um deles”, enfatizou Diego Toyonaga.