Prefeitura de Barreiras, em parceria com o Governo do Estado, entrega à população o primeiro Centro de Referência no Atendimento da Covid-19

Na tarde dessa sexta-feira (03) o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado do secretário de saúde, Anderson Vian, da coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Oeste, Suzete Dias, diretor médico Rodrigo Melo, diretora administrativa Kátia Gabriela Sales e da enfermeira técnica Karyne Souza, entregou à população as novas instalações do Hospital Municipal Eurico Dutra que passou a ser o primeiro Centro de Atendimento da Covid-19, fazendo frente ao tratamento do novo Coronavírus no oeste da Bahia, em parceria com o Governo do Estado.

A unidade de referência irá atender pacientes de Barreiras e região Oeste. Segundo secretário de saúde, Anderson Vian, o acolhimento, a triagem e a coleta de exames serão realizados de acordo a classificação de risco, estabelecidas pelos protocolos do Ministério da Saúde. O Hospital, que foi totalmente restruturado, conta atualmente com 12 leitos, sendo 10 de observação e internamento conforme a necessidade do paciente, e dois leitos na sala vermelha, de estabilização para pacientes que apresentarem sintomatologia respiratória, além de respiradores, monitores e carrinhos de emergência que funcionarão 24 horas.

Composta por profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistente social, técnicos em enfermagem e radiologia, o Hospital Municipal Eurico Dutra, de acordo com o prefeito de Barreiras, poderá ter sua capacidade ampliada para até 35 leitos, conforme a necessidade. “Agimos com celeridade priorizando a vida e em parceria com o Governo do Estado estruturamos e colocamos à disposição da população de Barreiras e do Oeste, um Centro de Referência no Atendimento da Covid-19. Iniciando hoje o atendimento específico para pacientes com sintomas do novo Coronavírus caso haja necessidade. Esperamos não precisar, mas caso nosso povo precise o Hospital Municipal Eurico Dutra está pronto para ofertar esse atendimento especializado. Contar com esse suporte é fundamental para assegurar o tratamento da doença, mas o que precisamos a todo custo é evitar a proliferação do vírus, por isso o nosso apelo é que a nossa população continue em casa, ficar em casa é um ato de amor e respeito consigo, com a sua família e com nossa Barreiras”, destacou Zito Barbosa.

Os pacientes que eram atendidos na internação cirúrgica e acompanhamento clínico no Hospital Municipal Eurico Dutra, serão atendidos durante a pandemia no Hospital do Oeste (HO).

  • Compartilhe: