Prefeitura de Barreiras em parceria com a SESAB inicia o Rastreamento do Câncer de Mama

A estimativa é atender até 30 de janeiro, duas mil mulheres entre 50 a 69 anos

Com apoio da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB iniciou na manhã dessa segunda-feira (14) e se estende até dia 30 de janeiro, o atendimento do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama.

Os atendimentos estão acontecendo na sede do Programa Idade Viva, no bairro São Pedro, o espaço foi organizado e preparado com equipes de limpeza e da Atenção Básica do município. A meta é realizar duas mil mamografias em mulheres entre 50 a 69 anos.

Nesse primeiro dia, o atendimento contemplou mulheres do Conjunto Habitacional Buritis, povoado do Mucambo e do PSF Antônia Zélia, na Vila Amorim. Dona Minalva Rodrigues foi a primeira a ser atendida, aos 55 anos realiza o exame da mamografia pelo menos uma vez no ano. “Através da visita da agente de saúde do meu bairro, fiz o cadastro e cheguei cedo para a realização desse exame. Não tenho histórico familiar com relação a essa doença, mas o melhor é sempre prevenir, por isso, pedi licença do meu serviço hoje e vim mais uma vez cuidar da minha saúde”, disse.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, as equipes dos Postos de Saúde da Família – PSF e das Unidades Básicas da Família – UBS, estão preparadas para receber as mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, tirar dúvidas e encaminhar para o local da realização dos exames.

“O objetivo é atender em média 140 mulheres por dia, e para agilizar o atendimento é importante preencher a ficha nas Unidades de Saúde e levar os documentos pessoas (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. Já realizamos essa busca ativa durante todo ano e fazer esse acompanhamento é muito importante para o monitoramento dessa doença que mais mata mulheres em nosso país”, destacou.

Confira abaixo o cronograma de atendimento na unidade móvel do Rastreamento que tem início às 07h.