Prefeitura de Barreiras e SENAR entregam certificados aos participantes dos programas Filhos do Vale e Agro Jovem 2022

Tecnologias, protagonismo juvenil e futuro do campo foram apresentados no encerramento da primeira turma dos programas Filhos do Vale e Agro Jovem, na comunidade de Val do Teíú nesta quinta-feira, (17). Essa parceria entre Prefeitura de Barreiras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato dos Produtores Rurais, levou a oportunidade de transformação e empreendedorismo para as famílias que residem na região do Rio Branco.

Durante dois meses, os jovens filhos de produtores rurais de 16 a 29 anos aprenderam e desenvolveram ações através de uma programação modular com aulas sobre agronegócio e o potencial local; empreendedorismo com ênfase em novos modelos de empreender; cooperativismo e associativismo; inovação, tecnologia e sustentabilidade no agro; negócios por aplicativos móveis; além de treinamentos e mentorias para a elaboração de um plano de negócio, e agora, poderão colocar em prática, nas comunidades.

No evento de encerramento do curso estiveram presentes a subsecretária de Agricultura e Tecnologia, Manuela Maia; diretora municipal de Agricultura, Ingrid Karen; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Davi Schmidt; a instrutora do SENAR. Silvana Gouveia e equipe técnica. Durante o programa, duas equipes se destacaram no quesito empreendedorismo apresentando plano de negócios viáveis para a comunidade, e o primeiro lugar ficou o plano de negócio para implantação de um restaurante de galinha caipira idealizado pelas jovens Luciana Bertulete, Karla Bertulete e Claudia Maria Pereira, que receberam medalhas e premiação. O segundo lugar, apresentou a ideia da farmácia para atender os moradores da região, premiando Tiago Santana, Lucas Vinicius Cruz, Marcelo Santana, Jadson Cruz e Wisley de Oliveira.

A subsecretária de agricultura, Manuela Maia explicou que os programas Agro Jovem e Filhos do Vale integraram jovens de 27 comunidades, promovendo interação e comprometimento com a expansão de negócios no campo. “É muito gratificante assistir os resultados apresentados por esses jovens, através de um programa que visa capacitar, dar ferramentas e valorizar o potencial da juventude do campo. Todos esses participantes receberam conhecimentos que podem ser implementados, além de técnicas que abrem a visão empreendedora, para criar novas oportunidades de renda e melhorar a produção em suas áreas rurais. Agradecemos a parceria com SENAR e SPRB, a participação dos jovens e o envolvimento de todos”, ressaltou a subsecretária.

Dircom/PMB- 18.11.2022