Prefeitura de Barreiras e SENAC certificam participantes dos cursos na área de gastronomia realizados na Carreta-Escola

De junho a dezembro de 2019, 400 pessoas foram capacitadas na Carreta-Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC em Barreiras, os participantes receberam seus certificados na noite dessa quarta-feira (29) no auditório da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL). No início deste ano, outros 80 alunos também garantiram a conclusão dos cursos e oficinas, ministrados pelo chefe de cozinha Marcos Paulo, em especialidades como comidas de boteco, petiscos para bares, pizzas, pães caseiros, empadas doces e salgadas, brigadeiros e hambúrguer gourmet, dentre outras.

Além dos certificandos e familiares, a solenidade que foi marcada pela emoção, contou com a participação do secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, do subsecretário de indústria, comércio e serviços, Roberto de Carvalho, também do secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Junior, o diretor regional do Sebrae, Emerson Cardoso, gerente do SESC de Barreiras, Ismael Donato, a analista comerciail do SESI, Fernanda Fernandes, Carlos Henrique representando o Sindilojas/Barreiras e o chefe de cozinha Marcos Paulo.

O projeto realizado através da parceria da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, SENAC e Sindilojas, ofereceu 19 cursos e 19 oficinas na área da gastronomia, tendo como principal objetivo impulsionar a inovação para os empresários da área, bem como àqueles que participaram dos cursos como terapia ou hobby. O delegado de Barreiras, Dr. Francisco de Sá, viu na gastronomia uma válvula de escape para administrar a ansiedade e o desgaste da rotina diária de sua profissão. “Gosto tanto da gastronomia que fiz um curso de graduação para me especializar um pouco mais. Às vezes chego muito cansado dos meus plantões e quando entro em casa me sinto realizado no momento que estou fazendo algum prato. Para cozinhar é preciso ter tempo, temperatura e tempero para fazer um bom prato. Uni, através dessas oficinas na carreta-escola do SENAC, a técnica com a teoria e está sendo um casamento perfeito, fiz 13 dos cursos ofertados”, pontuou o delegado.

Raquel Machado participou junto com sua mãe Iolanda Machado de quatro cursos. Ela já coloca em prática os conhecimentos produzindo os pratos para a família. “Fizemos juntas os cursos de delícia de tapioca, hambúrguer, pães delícia e saladas. Foi uma experiência incrível, as técnicas favoreceram bastante para as reuniões em família serem ainda mais prazerosas”, disse emocionada.

Ao final das homenagens organizadas pela primeira turma da Carreta-Escola do SENAC, familiares e convidados puderam conferir todo conhecimento adquirido através do lanche coletivo, produzido pelos formandos. O secretário de indústria, comércio e serviços destacou a importância da Carreta-Escola no município e as práticas adquiridas pelos empresários no ramo da gastronomia.

“Muitos municípios desejam essa carreta-escola do SENAC e desde o primeiro momento da possibilidade da vinda dessa carreta-escola para nossa cidade, a Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, nos deu total apoio. É um projeto que favorece positivamente no comércio e no turismo da nossa cidade através dessa qualificação, essa primeira turma poderá focar na renda própria já com o período carnavalesco que se aproxima e também com o comércio de Barreiras, nos restaurantes, lanchonetes e outros segmentos da culinária”, destacou Carlos Costa, que representou o prefeito Zito Barbosa no evento.

A Carreta-Escola do Senac estará em Barreiras até abril de 2020, podendo permanecer até o final do ano, as vagas são limitadas e os interessados devem fazer a inscrição com antecedência para garantir a qualificação profissional na sede do SENAC, Centro Histórico. São oferecidos cursos para preparação de café da manhã; culinária árabe e baiana; massas e molhos; culinária à base de frango, de carne, e frutos do mar; festinha funcional; cozinha básica; brasileira; ovos de páscoa gourmet, além das oficinas de risoto, pratos à base de bacalhau, preparação e apresentação de saladas, paellas, temaki, canapés de frios e quentes e comida de boteco; oficina de alfajor; pão caseiro; sanduiche natural e brigadeiro gourmet.