Prefeitura de Barreiras e Fundação Abrinq firmam termo de cooperação para implantação do Programa Mortalidade Zero

Com a meta de zerar os óbitos infantis por causas evitáveis, a Prefeitura de Barreiras, por meio das suas secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação estará até 31 de dezembro de 2022 integrando o Programa Mortalidade Zero, uma iniciativa da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, junto à diversos municípios brasileiros. O foco é desenvolver ações nas três áreas como capacitações de profissionais na busca pela redução dos índices de mortalidade infantil.

Durante a vigência da cooperação a Prefeitura de Barreiras disponibilizará mensalmente à Abrinq dados epidemiológicos como número de nascidos vivos, óbitos infantis por causas evitáveis, gestantes atendidas da rede, dados referentes à doação de leite materno aos bancos de leite e percentual de mães que realizam o aleitamento materno exclusivo. Também serão formados grupos de trabalho com o objetivo de construir planos de ações para redução dos óbitos.

“Estaremos mobilizados pela causa. Esta parceria será importante para que avancemos na melhoria da saúde materna e infantil”, avaliou o prefeito Zito Barbosa, ao assinar o Termo de Cooperação ao lado do vice-prefeito, Emerson Cardoso. Ele destaca ainda que a Fundação Abrinq será responsável pela realização de formações para profissionais da saúde, de estímulo da criação de grupos de gestantes e para implantação do Comitê de Mortalidade Infantil.

“Estas serão algumas das ações acordadas e desenvolvidas no decorrer do ano de vigência da parceria, porém outras ainda estão previstas para acontecerem, como, por exemplo, encontros entre as três secretarias envolvidas para a construção de um Plano Intersetorial para redução de óbitos infantis por causas evitáveis”, finaliza Zito Barbosa.

Segundo a representante da Fundação Abrinq, Cíntia Cunha, Barreiras foi escolhida por preencher os critérios técnicos e também por ser um município onde a Fundação Abrinq já atuou, obteve resultados significativos e houve o envolvimento e comprometimento da gestão municipal. “Acreditamos que com a parceria podemos contribuir com o município na redução dos óbitos infantis por causas evitáveis”.

Dircom/PMB – 16.06.2021