Prefeitura de Barreiras e Embasa realizam fiscalização conjunta para regularização das ligações na rede de esgoto

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras – Sematur, em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa estão realizando orientação e fiscalização nos bairros que já possuem rede de esgotamento sanitário. As equipes estão averiguando e solicitando que as residências e empreendimentos regularizem as ligações de esgoto à rede sanitária, evitando o lançamento em via pública, derramamento e contaminação por fossas fora dos padrões.

Nessa etapa, os técnicos da Sematur e Embasa visitaram estabelecimentos e residências na Rua Alberto Coimbra (feira livre), Avenida José Bonifácio, bairro Renato Gonçalves e Barreirinhas, mas as fiscalizações são diárias e chegarão a todos os bairros da cidade.

“Nosso objetivo é orientar os moradores e empresários sobre a importância de ligar sua residência ou empreendimento a rede coletora. Notificamos e explicamos sobre a contaminação humana e do meio ambiente, as doenças e também o mau cheiro que o esgoto doméstico exala. Essa ação conjunta tem obtido bons resultados”, disse o secretário de meio ambiente, José Ailton.

Todo o esgoto coletado pela Embasa é tratado e o efluente é devolvido aos mananciais obedecendo às normas ambientais, sem oferecer riscos de contaminação. A Sematur e a Embasa estão buscando melhorar a saúde e qualidade de vida na cidade. Cabe agora a cada cidadão fazer a sua, fazendo a sua ligação à rede de esgoto disponível. Com isso, estará protegendo a saúde de sua família e de toda a população.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo