Prefeitura de Barreiras e Defensoria Pública da Bahia encerram Campanha Janeiro Branco na Praça Castro Alves

Em todo país o início do ano é dedicado à Campanha Janeiro Branco, criada com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de felicidade e qualidade de vida. Na tarde dessa sexta-feira (31) a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Defensoria Pública da Bahia, fez o alerta ao tema para quem passava pela Praça Castro Alves, também aos profissionais, familiares e integrantes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD II, do CAPS Saúde Mental e para as integrantes do grupo de Fibromialgia.

A ação que aconteceu de forma inédita em Barreiras contou com a participação do secretário de saúde, Anderson Vian, da defensora pública Nathalia Casteluthi, coordenadora do CAPS II Iana Neves, coordenador do CAPS AD, Cesar Lucchese e da coordenadora de saúde mental Denny Samper. Segundo a defensora pública, a campanha serve como alerta para que todos comecem seu novo ciclo de maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente.

“O fortalecimento da Defensoria Pública ficou ainda mais consolidado junto à Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde em prol dessa ação. Vivemos na era momentânea da aparência das redes sociais em que todo mundo quer mostrar que está bem e feliz, às vezes procurar por ajuda significa fraqueza para muitas pessoas, por isso esse evento vem para descontruir essa ideia. A Defensoria Pública se coloca à disposição para qualquer tipo de problema de saúde pública, a campanha é um alerta para todos, para cuidar da mente e do corpo”, pontuou Nathalia Casteluthi, defensora pública.

Após a palestra Janeiro Branco, ministrada pela psicóloga Larissa Fonseca, que também atua no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), ocorreram manifestações culturais através do Projeto Música na Praça – Mente sã, Corpo são. Monólogo, dança, zumba e muita música com a Recicla Banda animando o fim da tarde.
Segundo o secretário municipal de saúde, ao longo de todo mês, a Secretaria de Saúde trabalhou o tema Janeiro Branco em unidades da Atenção Básica, incentivando o debate sobre o tema em todos os espaços. “Esse é um momento especial, desempenhamos ao longo de todo mês diversas ações positivas sobre o tema. A saúde mental é trabalhada atualmente no nosso município de maneira eficaz, implantamos o CAPS AD que dá suporte às pessoas com dependências químicas e instalamos dentro do Hospital Eurico Dutra a ala específica da saúde mental. A prevenção é ainda a melhor maneira de se cuidar, por isso, o tema foi bem debatido em todas as nossas unidades de saúde”, destacou Anderson Vian.

A ação também contou com o apoio da equipe da Unidade Móvel de Saúde, Polícia Militar, Guarda Civil e do 17° grupamento do Corpo de Bombeiros.