Prefeitura de Barreiras e Curadoria definem estratégias de comunicação e atrações para Festa Literária de Barreiras 2020

Detalhadamente planejada, a Festa Literária de Barreiras-FLIB está confirmada de 22 a 25 de maio, com expectativa de reunir famílias, estudantes, acadêmicos e os literatas do Oeste baiano. Em sua V edição, o evento está sendo preparado para proporcionar um universo voltado a sensibilidade dos escritores regionais, discutindo o tema “As Vozes dos Sertões na Literatura”.

Nessa manhã de terça-feira, 10, uma reunião para traçar estratégias reuniu a subsecretária de educação Emília Moreno, o diretor de cultura Lucas Barreto, Eliane Boaventura (diretoria de educação infantil), Neuracy Rosalina (diretoria pedagógica), Marcia Rocha (Biblioteca Municipal) com a Curadora Geral Marilde Queiroz, Tania Lima (IFBA), Wiliam Amadeu (UFOB), professora Conceição (IFBA), Lys Vieira (SESC) e a escritora Ananda Lima(ABL).

Durante o encontro, além das definições do novo tema, comunicação, redes sociais e toda movimentação em torno da Festa Literária, também foram discutidos as sugestões de escritores, artistas e literatas que participarão das mesas redondas, palestras e oficinas. Já estão confirmados os escritores Pedro Abib, Micheliny Veruschk, Roberth Novaes, Giulieny Matos, o cordelista Franklin Maxado e os músicos como Victor Muss e Companhia Mistura.

O diretor de cultura Lucas Barreto durante o encontro salientou que “a FLIB é um evento literário e cultural, que está sendo preparado não somente para o público estudantil, mas para toda a sociedade oestina. Estamos preparando um cronograma com atrações culturais e o nosso intuito é trazer para a FLIB, não apenas os estudantes, mas também os pais, as famílias, envolvendo os visitantes, com atrativos para todos os públicos”.

Aberta ao público, estrutura da FLIB será montada nas Praças Castro Alves e Landulfo Alves, com toda movimentação e grade de programação de literatura, cultura e arte concentradas no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo, Biblioteca Municipal Folk Rocha, Colégio Municipal Costa Borges, Escola Municipal de Teatro e Palácio das Artes.

“Estamos preparando a FLIB 2020 desde julho de 2019. Pensando com carinho cada detalhe, cada participação e a inclusão de todos os membros da curadoria nas decisões, porque queremos proporcionar um evento cada vez maior, mais expressivo e que tenha resultado positivo na literatura regional. Será um espaço multicultural e literário para toda família, e esse ano teremos mais participações de escritores, cordelistas e literatas dos municípios circunvizinhos e, além disso, fortalecendo oportunidades para novos literatas”, disse a subsecretária Emília Moreno.