Prefeitura de Barreiras e Conselho Municipal de Assistência Social realizam a XI Conferência Municipal de Assistência Social

Convocada pela Prefeitura de Barreiras e o Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve início nessa quarta-feira, (28), a XI Conferência Municipal de Assistência Social no auditório da Faculdade Dom Pedro II. Com o tema Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social, a Conferência teve a participação de gestores da política, trabalhadores e usuários do SUAS, entidades dos serviços da assistência social, além de convidados que compõem a rede intersetorial de proteção social.

A Conferência que tem como objetivo a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, contou com a presença da vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Samya da Silva, a representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Marília Machado, dos usuários dos serviços da política de assistência social, Joselina Pereira, dos trabalhadores do SUAS, Juliana Alves, e das entidades sociais, Jadeíres Carneiro, o sub-comandante do CPRO, tenente coronel Camilo Uzêda, tenente PM Nina Marques da Ronda Maria da Panha, secretária de educação, Cátia Alencar e o secretário de indústria e comércio, Carlos Costa.

As Conferências têm caráter deliberativo, ou seja, as propostas que são definidas tem extrema relevância pública e devem ser consideradas prioritárias pelos gestores e pela sociedade. “Ficamos muito felizes em ver a sociedade participando ativamente. Essa é uma grande oportunidade para avançar nas propostas, unindo forças para ter cada dia que passa uma melhor assistência social em nosso município. Tenho certeza que daqui sairá boas ideias que somarão na Conferência Estadual e Nacional”, pontuou Karlúcia Macêdo, secretária de assistência social e trabalho.

Após a apresentação cultural realizado pelos idosos que são assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), a diretora da secretaria municipal de assistência social e trabalho, Denise Mesquita, apresentou o panorama do SUAS em Barreiras. Após a palestra magna ministrada pelo professor, mestre em gestão social, Daniel Grave, foram divididos grupos temáticos para formulação de propostas sobre os Direitos socioassistenciais e o dever do Estado; Gestão e financiamento público; Democracia e participação.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Samya da Silva, após a apreciação e votação das propostas, serão escolhidos quatro representantes para participarem da Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 06 e 07 de novembro em Salvador, e posteriormente, na Conferência Nacional que acontecerá em Brasília.

“Sabemos do trabalho que a Secretaria de Assistência Social e Trabalho vem desenvolvendo em Barreiras através de diversas ações realizadas nos equipamentos públicos, como o Centro Pop, nos CRAS, CREAS, CRAM, dentre outros. Aqui iremos traçar pontos relevantes a serem apresentados através dos delegados escolhidos que irão representar nosso município nas Conferências Estadual e Nacional”, disse Samya.