Prefeitura de Barreiras e Codevasf realizam audiência pública do programa Água para Todos

foto1

A Prefeitura de Barreiras em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta manhã, 27/11, uma Audiência Pública no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, para discutir a construção de caixas-cisternas na zona rural, principalmente na região do Vale do Rio Grande, contemplando as famílias que residem nas comunidades rurais.

Durante o evento, o chefe de unidade, Codevasf Barreiras, Antonio do Carmo, destacou que o objetivo da Companhia, através do Programa Federal Água Para Todos, é a universalização do acesso à água em áreas rurais, “nossa intenção é que não existam mais famílias sem água na zona rural de Barreiras”, salientou.

Os secretários municipais de agricultura, Ozimar Amorim e relações comunitárias, Luiz Holanda, que estão à frente do projeto no município, dizem que a iniciativa irá beneficiar primeiramente 1066 famílias. “Estamos dando suporte para que essas cisternas cheguem o mais rápido possível à zona rural de Barreiras, dando prioridade as comunidades que tem maior número de moradores e que ainda não possuem nenhum benefício do programa Água Para todos”, disse Ozimar.

Os técnicos da Codevasf apresentaram o modelo de caixa-cisterna escolhido pela Codevasf, cuja capacidade de armazenamento é de 16 mil litros de água, de polietileno e tem vida útil mínima de 30 anos, apresentando economia na manutenção, qualidade e durabilidade do reservatório, além de não oferecer risco de vazamento. O objetivo é oferecer a água para consumo humano, cozimento e higiene bucal. A segunda etapa será para produção agrícola e familiar.

“A meta do governo municipal é atender toda zona rural com água de qualidade. Essa parceria com a Codevasf vai ajudar minimizar os problemas na época da seca, além de colocar nas casas do homem do campo, uma água apropriada para consumo”, destacou o secretário Luiz Holanda.

Participaram presidentes de associações, vereadores, entidades representativas que durante a Audiência, formaram o Comitê Gestor Municipal do Programa Água Para Todos, responsável pela fiscalização da iniciativa e todo o processo de cadastro e acompanhamento das famílias beneficiadas. Ao fim das explanações, a reunião foi aberta para os questionamentos da população.

foto2