Prefeitura de Barreiras e Caixa Econômica Federal celebram convênio para elaboração de estudo de modernização do sistema de iluminação pública

O ano de 2020 começou com boas notícias para Barreiras, e na tarde desta quarta-feira, 08, o prefeito Zito Barbosa e o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Ricardo Silveira, assinaram um convênio que destina R$ 2,467 milhões para elaboração do estudo de modernização do sistema de iluminação pública do município, com investimentos na implantação do sistema de LED, reconhecido pelo baixo custo de manutenção. A Parceria Público Privada (PPP) foi a primeira do ano celebrada pelo Fundo de Investimento de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos da Caixa Econômica, no Brasil.

O contrato terá por objetivo promover a assessoria técnica, socioambiental, econômica, financeira para estruturação do projeto e definição de contratação, gerando estudo de viabilidade e desenvolvimento para inovação do sistema de iluminação pública em Barreiras. Em cidades que já utilizam o sistema de iluminação com LED, a economia dos gastos com energia pública ficou entre 50% e 70%.

Desde 2018 Barreiras entrou na concorrência nacional, com outros municípios brasileiros para capitalizar o contrato junto à Caixa Econômica. Um total de 50 municípios foram selecionados, e destes, cinco na Bahia. Barreiras está no conjunto dos primeiros a fecharem o convênio em 2020.

“Nós estamos desenvolvendo estudos técnicos para promover a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida dos cidadãos. Em dezembro passado, retomamos o andamento das ações do Plano de Mobilidade Urbana e agora, celebramos este importante convênio que irá promover a modernização de todo o sistema de energia elétrica do Município, fruto da nossa parceria com a Caixa Econômica e do empenho de nossas equipes técnicas”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Participaram da solenidade de assinatura, além do gestor municipal e do superintendente da CEF, os representantes da instituição financeira, Rodrigo Queiroz e Cássio Sales e o assessor de gabinete da Prefeitura, Vitor Barreto.