Prefeitura de Barreiras define detalhes do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Em reunião que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (07) na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, e Lazer, foram definidos os detalhes para o Desfile Cívico de 7 de Setembro 2019, em Barreiras. O encontro que contou com a presença de representantes de colégios, escolas e fanfarras, Polícia Militar, Diretoria de Cultura e Comunicação, foi oportuno para conhecer e avaliar as propostas que acontecerão na Semana Cívica e no Desfile de Bairro.

O tema desse ano será “Cidadania se constrói com uma Pátria inclusiva e independente”. A Secretaria de Educação, através da Diretoria de Cultura, busca desenvolver ações cívicas que promovam reflexões sobre a trajetória e o processo da Independência do Brasil, instigando o espírito da cidadania, a autoestima da população com sua história, símbolos, hinos e belezas naturais. Isso também fortalece a fraternidade e a democracia nas comunidades escolares.

De 02 a 7 de setembro, a Semana Cívica terá a realização do hasteamento e o arreamento das bandeiras no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, e na Praça Castro Alves, com a participação de colégios municipais, estaduais e também particulares. Na Praça Castro Alves, terá ainda a exposição de armas, veículos e equipamentos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), Guarda Municipal e outras.

O Desfile de Bairro também acontecerá durante a Semana Cívica. As escolas da cidade e da zona rural terão acompanhamento de fanfarras nos desfiles pelos bairros. Caberá a cada unidade escolar organizar a programação e as atividades com ênfase no tema proposto.

As comemorações do 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, terão início às 7h com o tradicional Desfile Cívico na Avenida Dr. Clériston Andrade. A cerimônia de abertura será com a Banda Municipal 26 de Maio e a revista à tropa. Em seguida o desfile continua com as apresentações de Instituições, Guarda Municipal, Cootrans, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, 4º BEC, Bombeiro Civil, SAMU, Colégios, Escolas de Barreiras, dentre outros.

De acordo com secretária Cátia Alencar, a Prefeitura de Barreiras em parceria com as diversas Instituições busca dentro do tema proposto, despertar o respeito e o patriotismo. “Estamos a 30 dias das homenagens cívicas na Semana da Pátria, e hoje apresentamos o projeto de comemoração dessa importante semana também nos espaços escolares. Estaremos usando pela primeira vez o Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger e também a Praça Castro Alves nas atividades comemorativas nos momentos de hasteamento e arreamento das Bandeiras. Teremos também esse ano, um maior número de escolas participando da Semana Cívica nos bairros com o tema “Cidadania se constrói com uma Pátria inclusiva e independente”, o nosso objetivo não é só comemorar essa data, mas despertar o respeito e o patriotismo nas escolas, professores e também nos alunos”, destacou Cátia Alencar.