Prefeitura de Barreiras dá início a segunda etapa de desassoreamento do Rio Grande, no trecho do Cais e Porto

Após finalizar a primeira fase de desassoreamento do Rio Grande no trecho próximo à Ponte Ciro Pedrosa, retirando bancos de areia que ser formaram ao longo dos anos, agora, a Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura está executando a segunda etapa do processo. Os trabalhos foram iniciados nessa quarta-feira (30) na área próxima ao restaurante Cais e Porto, com a desobstrução do leito do rio.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior, que acompanha todo o trabalho, a ação segue, basicamente, os mesmos critérios técnicos adotados na primeira etapa. “Nos dois trechos foram se acumulando sedimentos ao longo do tempo, favorecendo o surgimento de bancos de areia. Nesta época de estiagem o problema se agrava pela baixa vazão do Rio. Com a desobstrução vamos garantir a vazão e qualidade da água e melhorar a fauna aquática”, destaca.

Amparado por um amplo e criterioso estudo realizado na Secretaria de Meio Ambiente, o projeto de desassoreamento do Rio Grande prevê a retirada de bancos de areia em alguns pontos do rio. O levantamento técnico foi elaborado com base na legislação ambiental vigente e normas técnicas que tratam do assunto e apresentado, em outubro de 2017 ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). A ação foi autorizada, com inexigibilidade de outorga, por parte do órgão.

Segundo o estudo, o curso d’água permanecerá com as mesmas características e a retirada será apenas do material oriundo de assoreamento que foram se acumulando, evitando assim danos a flora e a fauna, possíveis inundações nesses trechos e, ainda garantindo mais segurança à população, quanto ao risco de acidentes.

Plantio e revitalização da margem – Após finalizar a primeira etapa de desassoreamento a Secretaria de Meio Ambiente deu início ao plantio de mudas de espécies típicas do cerrado ao longo das margens do Rio Grande.