Prefeitura de Barreiras contempla Baía do Rio Grande com arborização

O plantio de mudas nativas e frutíferas do bioma Cerrado mobilizou as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, nesta segunda-feira (25), na Baía do Rio Grande, centro da cidade. O reflorestamento integra o Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável, que prevê o plantio de mudas em ruas, praças, avenidas e demais espaços que necessitam desta ação. A parceria com o Programa PrevFogo garantiu que 200 mudas fossem plantadas na Baía do Rio Grande, com ênfase à área no interior da Baía.

“Após a desobstrução da área, com a retirada de capim, e preservação das árvores percebemos que havia necessidade intensificar a arborização, daí mais uma ação do Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável”, explica o coordenador de educação e sustentabilidade da Secretaria, Ronaldo Ursulino. Ele complementa explicando que a com o início das chuvas, as ações de reflorestamentos terão continuidade nos bairros de Barreiras, com foco em ruas, praças e avenidas. As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal, mantido pela Secretaria no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha.

Em setembro passado a Prefeitura de Barreiras deu início ao desassoreamento do Rio Grande, no trecho próximo à Ponte Ciro Pedrosa, área da Baía. Amparado por um amplo e criterioso estudo realizado na secretaria, o projeto retirou bancos de areia em pelo menos dois pontos do rio, próximos ao Parque de Exposição. Após a conclusão da primeira etapa, em outubro foi iniciada a segunda, na área próxima ao restaurante Cais e Porto.

O desassoreamento permite que o curso d’água mantenha as mesmas características, uma vez que o material retirado é oriundo de assoreamento acumulado. A ação evita ainda danos a flora e a fauna, possíveis inundações nos pontos e garante mais segurança à população, quanto ao risco de acidentes. O plantio das mudas ao longo da Baía do Rio Grande completa o projeto.