Prefeitura de Barreiras comemora o Bicentenário da Independência com o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, famílias inteiras acompanharam o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro na Avenida Dr. Clériston Andrade, realizado nesta quarta-feira, pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), Núcleo Territorial de Educação, demais instituições e órgãos competentes.

O início da Solenidade Cívica aconteceu com o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, diante do palanque oficial realizado pelo prefeito Zito Barbosa, juntamente com o comandante do 4º BEC, Miguel Gazola e o comandante do CPRO, Cel. Osival Cardoso. A execução do Hino Nacional seguido do Hino da Independência foi orquestrada pela Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do Maestro Fábio Menezes que na oportunidade, homenageou os músicos veteranos que compõem a Banda.

Após a revista à tropa, o desfile que este ano abordou o tema “Bicentenário da Independência: lições da história para construir o futuro – 200 anos de Independência 1822 – 2022”, teve início com o desfile da Banda Municipal 26 de Maio, que acompanhou a tropa da Guarda Civil Municipal, representando o grupamento de patrulhamento, viaturas, motos, seguido do Exército Brasileiro que apresentou na avenida a força da corporação com destaque especial para a participação do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Sargento Eurípedes Pamplona.

O desfile trouxe ainda a Polícia Militar com pelotões especiais de veteranos, policiamento das Companhias Independentes, com destaque para apresentação do Canil da Rondesp/Oeste, e os estudantes do Colégio Militar Prof. Alexandre Leal Costa, com uma demonstração de civismo e patriotismo em pelotões específicos. O 17º Grupamento de Bombeiros Militar também marcou presença no desfile com pelotão de salvamento, fiscalização e viaturas específicas de patrulhamento.

Esse ano, dez escolas participaram do desfile, sendo o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, Escola Municipal Profª Valdete Piedade de Holanda, Escola Municipal Murilo de Avelar Hingel, Colégio Municipal Padre Vieira, Escola Municipal Profª Cleonice Lopes, Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Estadual Antônio Geraldo e o Colégio Municipal Eurides Santana, que abordaram a temática mostrando a importância da Constituição Federal.

As fanfarras das escolas homenagearam esse ano três professores municipais, deixando o público emocionado com as lembranças e contribuições da professora Vanderléa Bispo dos Santos, também do professor Leandro Varela Tavares que era o coreógrafo da Fanfarra Gaviões da FANES e o professor Itanajá Ferreira de Carvalho, que era subdiretor da Secretaria de Educação e coordenador de fanfarras do município, referência também na rede estadual neste segmento pelo qual era apaixonado.

O desfile foi encerrado com a apresentação do Clube dos Desbravadores, também da Grande Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44 e o desfile de carros antigos que chamou a atenção de crianças, jovens e adultos.

No palanque oficial estiveram presentes o vice-prefeito, Emerson Cardoso; o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Jacques Miranda; o comandante do 10° BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda; Ten. Cel. Bahia, comandante do 17º Grupamento de Bombeiros Militar e a subcomandante major Rejane; o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira; secretária de Educação de Barreiras, Gabriela Nogueira; subsecretária Cátia Alencar;  secretários, subsecretários, vereadores e demais representantes da sociedade civil e militar.

Na oportunidade, o prefeito de Barreiras fez uma entrega simbólica dos novos kits de fanfarra para as Escolas Municipais Mirandolina Ribeiro Macêdo, Celso Barbosa e Itarajú Queiroz. “Que alegria poder retornar com o nosso desfile cívico após dois anos devido à pandemia da Covid-19. Agradeço a contribuição das instituições civis, militares, religiosas e das escolas que novamente representaram de maneira brilhante o Bicentenário da Independência. Esse foi um momento de civismo à Pátria e demonstração do orgulho de sermos brasileiros”, destacou Zito Barbosa.

Dircom/PMB 08.09.2022