Prefeitura de Barreiras certifica estudantes da rede municipal que participaram do Curso de Iniciação ao Teatro

Cerca de 150 estudantes da rede municipal de ensino, receberam certificados de conclusão do Curso de Iniciação ao Teatro, na noite da última sexta-feira (7), realizado pela Escola Municipal de Teatro de Barreiras. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Diretoria de Cultura, aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a participação da secretária Cátia Alencar, da diretora de cultura, Diva Bomfim, do coordenador do curso, Osmar Mendes Júnior e dos professores Tecka Gomes, Jordan Souza, Klessia Rilen e Ananias Serra Negra que ministraram as oficinas no curso de teatro.

Com o objetivo de oferecer uma formação cultural através da linguagem das Artes Cênicas, Plásticas e Musicais, as atividades do primeiro módulo foram realizadas no espaço do Centro Cultural, no Colégio Municipal Caic Murílio de Avellar Hingel e no Centro Educacional Luiz Viana Filho durante seis meses. Nesse período, os estudantes puderam aprender sobre a história do teatro, interpretação, improvisação, montagem de cena, estudo de textos dramático, entre outros conteúdos relacionados ao teatro.

“O Projeto ‘Fazer Teatral’ na rede municipal contribui de forma positiva no desenvolvimento do senso crítico, no processo cognitivo e na autoestima, requisito importantes no teatro e na vida dos estudantes”, destacou Osmar Mendes.

A estudante do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus, Larissa Ghovana, de 15 anos, falou como as técnicas aprendidas nas aulas de teatro beneficiaram também na rotina escolar. “Achei um curso muito bom, foram seis meses de aprendizado e eu pude aprender a controlar a ansiedade, perder a vergonha de falar em público e a conviver em grupo, principalmente na minha escola, disse.

Ao lado da diretora de cultura, a secretária de educação destacou a importância do curso de Iniciação ao Teatro para os estudantes das escolas municipais e a relevância para o fortalecimento da cultura no município.

“A Escola Municipal de Teatro de Barreiras é uma inovação da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, que possibilita aos alunos da rede municipal se desenvolverem e ter as várias oportunidades que a arte cênica oferece. O teatro auxilia no desenvolvimento da linguagem artístico cultural do aluno e abre a reflexão para o desempenho da linguagem, como na língua portuguesa, é uma escola complementar à educação formal, principalmente na área de artes”, ressaltou Cátia Alencar”
A diretora de cultura, Diva Bomfim esclarece que os interessados em continuar ou iniciar o Curso de Iniciação ao Teatro, o módulo II estará com inscrições abertas a partir do dia 21 de janeiro no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. No ato da inscrição, é necessário ter a seguinte documentação: ficha de inscrição disponível na Escola Antoninho Sampaio, comprovante de matrícula escolar, cópia do comprovante de endereço, foto 3×4, cópia do boletim e declaração da freqüência escolar. As aulas estão previstas para iniciarem em fevereiro de 2019.