Prefeitura de Barreiras celebra o encerramento do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial do Residencial São Francisco

Após seis anos de muito trabalho e desenvolvimento de ações estratégicas de curto, médio e longo prazos, a fim de promover nos moradores o empoderamento e fortalecer a responsabilidade de cada um em relação ao bairro em que vivem, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou neste sábado (25), o encerramento do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial no Residencial São Francisco. O momento de integração contou com a presença das famílias do bairro, do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso e da subsecretária de Assistência Social, Maritânia Gonçalves, representando a pasta.

O Plano foi implantado pela Secretaria de Assistência Social através da Diretoria de Habitação e financiado pela Caixa Econômica Federal com contrapartida do Município. Trata-se de um conjunto de estratégias, processos e ações compreendendo as dimensões social, econômica, produtiva, ambiental e político-institucional do território e da população beneficiária. “É gratificante o caminho que percorremos até chegar aqui, foram muitos plantões sociais, formação de grupos de convivência de mulheres, de crianças, realização de atividades esportivas e visitas domiciliares. Hoje celebramos este encerramento com a certeza do dever cumprido e de que estas famílias tenham alcançado a autonomia para seguir em frente”, disse a subsecretária Maritânia Gonçalves.

Uma programação especial foi reservada para o encerramento, com a disponibilização de serviços socioassistenciais, atualização de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), serviços do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e oficina para as crianças. “Este momento é muito importante porque mostra com clareza o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho junto a estas famílias. Aqui foram oferecidas palestras, cursos com foco na geração de trabalho e renda, atendimentos psicossociais e muitas outras ações que certamente contribuirão para o fortalecimento dos vínculos entre os moradores e o cuidado com o bairro em que vivem”, destacou o vice-prefeito Emerson Cardoso.

No Residencial São Francisco 1.476 famílias são acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do CRAS III e, de acordo com a Secretaria, a programação de encerramento do Plano Socioterritorial foi uma forma encontrada para reforçar junto aos moradores que os serviços socioassistenciais terão continuidade por meio das equipes que estão presentes no dia a dia dos moradores.

Dircom/PMB  – 27.3.2023