Prefeitura de Barreiras capacita agentes comunitários de saúde em novas tecnologias para atendimento aos usuários do SUS

A partir do próximo mês, a tecnologia será aliada ao atendimento realizado nas residências pelo agentes comunitários de saúde no município de Barreiras. Essa inovação é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada, que busca oferecer um atendimento com mais agilidade, traçando o perfil e as necessidades de cada usuário do SUS.

Os 263 agentes comunitários de saúde no município estarão entre os primeiros da região oeste a receberem um tablet como ferramenta principal de trabalho,, esse novo instrumento servirá para alimentar o novo sistema de monitoramento que será realizado continuamente nas residências. Os campos de preenchimento como problemas de hipertensão, diabetes, pressão alta e outros enfrentados por membros das famílias acompanhadas pelos agentes serão preenchidos e monitorados com mais qualidade.

A inovação com tecnologia na saúde municipal inclui a implantação do novo sistema adquirido pela Prefeitura e fornecimento dos equipamentos. A capacitação dos servidores, dentre eles os agentes de saúde, é realizada pela empresa PR Sistemas, empresa de T.I. especializada em desenvolvimento de sistemas de gestão em saúde, que ensinam como cadastrar todas as informações da família no aparelho eletrônico e atualizar as informações a cada visita.

Na tarde dessa sexta-feira (25) a capacitação foi para os agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde da Família Dr. Eduardo Medrado, localizado no loteamento São Paulo. Oito agentes tiveram uma tarde de aprendizado, acompanhando passo a passo da explicação. A ACS Marlene Aparecida está ansiosa para usar a nova ferramenta de trabalho.

“Trabalho há nove anos como agente comunitária nesse bairro, as vezes nos perdemos em tantos papéis que devem ser preenchidos a cada visita e agora acredito que agilizará bastante nosso trabalho e dando mais comodidade e qualidade aos moradores que fazem acompanhamento nesta unidade de saúde. Estou achando ótimo essa inovação”, destacou.

O Secretário Municipal de Saúde, acompanhado da subsecretária Larissa Barbosa, assistiu atento às explicações sobre o novo sistema, que agilizará o atendimento ao público garantindo assim uma saúde mais humanizada e com maior capacidade de resolutividade das demandas.

“A Secretaria de Saúde dentro do Programa Saúde Humanizada vem realizando inovações no atendimento e na oferta dos serviços de saúde para todos, essa nova ferramenta de trabalho com certeza ajudará na coleta de dados e monitoramento das necessidades de cada cidadão. A capacitação para informatização é feita pela equipe de São Paulo e será realizada com todos funcionários em todas as unidades da atenção básica de Barreiras. Esse é o compromisso do prefeito Zito Barbosa com a transformação da saúde em nosso município”, Afirmou Anderson Vian.