Prefeitura de Barreiras beneficia mais de 300 famílias nas regiões do Rio de Pedras e Rio de Ondas com distribuição de calcário

Dando continuidade aos serviços ofertados aos agricultores familiares de Barreiras com apoio e assistência técnica para produção de alimentos, o Programa Vale Produtivo que integra o Projeto Desenvolve Barreiras desde 2017, beneficiou em mais uma ação, mais de 300 famílias com a distribuição de 680 toneladas de calcário para preparação do solo nas áreas produtivas.

As atividades que tiveram início em outubro de 2018 contemplaram dessa vez os moradores das comunidades: Vereda Seca, Cajarana, Acampamento Zequinha Barreto, Mata da Puba, Vereda das Lajes, KM 32, Assentamento Santa Rita II e São Vicente.

O Programa Vale Produtivo é dividido em cinco eixos. Os eixos Rio de Ondas, Rio de Pedras, Rio Branco e Rio Grande já foram contemplados com intervenções técnicas necessárias nas produções agrícolas, como também nas pastagens, produção de hortaliças e árvores frutíferas.

“Todo calcário distribuído nessa fase para correção do solo foi fornecido pela Prefeitura de Barreiras, essas atividades de orientação e aplicação de maneira correta nas áreas produtivas irão contribuir de maneira positiva na produção e consequentemente na maior oferta de produtos da agricultura familiar, gerando uma renda extra para as famílias, esse é um dos objetivos do Programa”, destacou o secretário de Agricultura, José Marques.

Segundo os técnicos da Secretaria de Agricultura e Tecnologia que fazem o acompanhamento nas comunidades, as terras corrigidas com calcário estão aptas a serem cultivadas por pelo menos mais três anos. As ações do Vale Produtivo para a safra 2019 além de contemplar as comunidades já beneficiadas, serão estendidas para outras comunidades a partir da segunda quinzena de janeiro.