Prefeitura de Barreiras, Banco Santander e parceiros realizam mutirão de limpeza no Balneário da Prainha

Encerrando a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente, o sábado (08) foi dedicado à limpeza do Balneário da Prainha, no Rio de Ondas em Barreiras. A iniciativa organizada pelo Banco Santander Brasil, através do projeto Semana Santander contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e MM Limpeza, tendo como principal objetivo promover ações de sustentabilidade com o recolhimento de poluentes como plásticos e vidros jogados no leito do rio.

O mutirão de limpeza do Balneário da Prainha também esteve inserido no tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno”, trabalhado ao longo da semana no município em várias atividades ambientais. Muitos objetos como lacres de cerveja, plásticos, garrafas de vidro e pet foram retiradas de dentro do rio. De acordo com o secretário de meio ambiente e turismo, a Secretaria além de desenvolver ações voltadas à ação e conservação ambiental, apoia também iniciativas de outras instituições, como essa realizada pelo Banco Santander.

“Cuidar das nossas riquezas ambientais é uma das principais metas no Governo, assim, já desenvolvemos ao longo desses dois primeiros anos várias atividades educativas aqui na Prainha, com palestras in loco, panfletagem e orientações sobre o descarte ideal dos objetos utilizados nesse espaço. Essa iniciativa do Banco Santander encerra a Semana Nacional do Meio Ambiente, em Barreiras, mostrando mais uma vez a importância da participação de todos na conservação das nossa riquezas naturais”, disse.

O Banco Santander desenvolve o projeto #desplastifique em todas as agências, o plano prevê, em um primeiro momento, “atacar” o consumo do plástico descartável, como copos de água ou café e garrafas e que representa 73% do total empregado anualmente pela instituição no Brasil. Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Banco Santander Brasil promoveu ações de sustentabilidade com a redução de plásticos de uso rápido nas agências e mutirão de limpeza de lixo espalhados pelo Brasil. Na agência em Barreiras, os colaboradores escolheram a Prainha para realizar a ação.

“Escolhemos nosso dia fora da agência para promover essa ação de sustentabilidade e educação ambiental aqui na Prainha, um balneário bastante utilizado pela população e visitado por muitos turistas durante todo ano em nossa cidade. Recolhemos muitos plásticos, garrafas de vidros e até um vaso sanitário, itens que são prejudiciais ao nosso meio ambiente. Agradecemos a parceria das Secretarias, do Corpo de Bombeiros e de todos os colaboradores do Banco Santander nessa ação”, destacou Catarina Salume Lusquinhos, gerente de pessoa jurídica núcleo do Banco Santander em Barreiras.