Prefeitura de Barreiras avança com programa de arborização em ruas e avenidas da cidade

Desde o início deste ano, no período de um mês e meio, mais de 300 mudas de espécies nativas do cerrado foram plantadas em vias e espaços públicos de Barreiras. A ação de arborização integra o Programa Barreiras Cidade Verde e Sustentável, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e conta com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, que assume a função de regar as plantas, sempre que necessário.

Nesta quinta-feira (14), os trabalhos de plantio de mudas começaram ao longo da Rua das Turbinas, no trecho de 1 km, entre o Senai e o Hospital do Oeste. Equipes das duas secretarias, se revezaram ainda nesta manhã de sexta-feira (15) arborizando a via, com 42 mudas de acácia amarela (uma exceção, por não serem do cerrado), que, após serem plantadas e molhadas por um caminhão pipa, recebem uma grade de proteção para garantir o crescimento seguro.

“As ações do Programa são ininterruptas, em dois anos e meio mais de 25 mil mudas foram plantadas em espaços públicos e distribuídas a população. Importante destacar aqui o papel das pessoas, que estão ajudando muito para que Barreiras seja, no futuro uma cidade com mais espaços sombreados. Na Av. Dr. Cleriston Andrade, por exemplo, alguns empresários adotaram as árvores que plantamos e hoje cuidam das plantas, regando e evitando o vandalismo”, explica o secretário de meio ambiente, Demósthenes Júnior.

O secretário explica ainda que toda pessoa que recebe uma muda preenche um cadastro indicando o local de plantio, além de um manual com as técnicas e cuidados necessários sobre a planta. Na sequência, equipes da secretaria monitoram o plantio para ter certeza que foi realizado dentro de padrões técnicos. Todas as mudas são cultivadas no Viveiro Municipal, localizado no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Após finalizar o plantio na Rua das Turbinas, a programação segue um roteiro definido pelas equipes responsáveis. Está prevista a arborização da rua próxima ao Centro Desportivo Deputado Luiz Braga em Barreirinhas, ao lado do Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, ruas do Arboreto I e do bairro Cidade Nova, na saída para Angical.