Prefeitura de Barreiras apresenta Plano de Mobilidade Urbana do Município, em Audiência Pública

A Prefeitura de Barreiras, através das Secretarias de Planejamento, Segurança Cidadã e Trânsito, Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte e a Procuradoria Geral do Município, apresentou nesta quinta-feira (30), em Audiência Pública, realizada no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante da Câmara de Vereadores, o Plano de Mobilidade Urbana de Barreiras, elaborado pela Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC).

A Audiência Pública foi presidida pelo presidente em exercício, Hipólito dos Passos de Deus, coordenada pelo vice-prefeito e secretário de planejamento, Emerson Cardoso e teve ainda a participação dos secretários João Sá Teles (Infraestrutura); Junior Sampaio (Segurança Cidadã); Dr. Túlio Viana (Procurador Geral do Município); engenheiro Vitor Barreto e o consultor da FUNDATEC, Renato Cordeiro Rhoden, demais vereadores, secretários municipais, representantes de instituições e população em geral que acompanharam a apresentação de maneira presencial, pelo sistema de comunicação da TV Câmara e pelos canais da Prefeitura no YouTube e Instagram.

“Para nós, é uma honra receber nesta Casa essa Audiência Pública para discutir esse tema tão importante e relevante na vida de todos barreirenses. Sabemos dos desafios a serem superados na mobilidade urbana da nossa cidade, um já está quase todo resolvido, que é a infraestrutura em pavimentação asfáltica, dessa forma, parabenizo o Prefeito Zito Barbosa por sair na frente nesse quesito em toda cidade e agora, dando continuidade a esse Plano fundamental para o desenvolvimento de Barreiras”, pontuou Hipólito dos Passos.

Dentre as várias tratativas, a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana do Município, que complementa o Plano Diretor Urbano, abordou as diretrizes para a mobilidade urbana considerando o sistema viário, circulação de veículos, ciclistas e pedestres, envolvendo ações de implantação imediata de curto, médio e longo prazo.

Com o objetivo de pensar a mobilidade urbana no presente, propondo soluções para os conflitos existentes, o Plano também traz projeções para o futuro, pensando em soluções para diminuir o nível de incertezas, toda essa estrutura foi apresentada através das pesquisas e levantamentos, análises e diagnósticos realizados pelo consultor da FUNDATEC, Renato Cordeiro Rhoden com a participação da arquiteta urbanista, Ida Marilena Bianchi. Na Audiência Pública, foram apresentadas as propostas após discussões com os agentes locais que conheceram quais as políticas adotadas, horizontes e as fases do projeto que nortearão o Plano de Mobilidade em Barreiras.

Após a apresentação mostrando todas as mudanças no trânsito, o público presente e quem acompanhou pelas plataformas digitais puderam tirar dúvidas e dar sugestões. Conforme o vice-prefeito e secretário de planejamento, o Plano de Mobilidade Urbana será um instrumento para Barreiras orientar as ações de transporte coletivo, individual e não motorizados. A elaboração do Plano de Mobilidade é estruturada de acordo com as especificações estipuladas na Lei Federal 12.587/2012.

“Desde 2019, o município vem desenvolvendo estudos para a realização do Plano de Mobilidade Urbana. Depois de muitos ajustes e avaliação, hoje, tivemos a oportunidade de apresentá-lo para a sociedade em conformidade com as diretrizes da Lei e pautamos ações que fomentarão o crescimento de Barreiras. Nossa gestão está atenta e preocupada com o futuro da nossa cidade e o Plano de Mobilidade sinaliza os atritos e gargalos atuais e apresenta soluções que impactarão na qualidade de vida da população. O resultado da audiência pública foi muito positivo, o público de um modo geral, abraçou as proposições e parabenizou pela iniciativa.”, destacou Emerson Cardoso.

Dircom/PMB – 01.10.2021

  • Compartilhe: