Prefeitura de Barreiras apresenta em Audiência Pública o Pré-Projeto de Requalificação do Centro Histórico da cidade

Em mais uma noite histórica em Barreiras, moradores, comerciantes e frequentadores do Centro Histórico, lotaram o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho nessa quarta-feira, 25, para conhecer o Pré-Projeto Multidisciplinar de Requalificação do Centro Histórico de Barreiras, que será executado dentro do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana.

Ansiosos e atentos, idosos, jovens, adultos, bem como vereadores e representantes de entidades sociais e governamental que estavam presentes, puderam entender um pouco mais do projeto arquitetônico através da exposição da arquiteta Luiza Carvalho que utilizou em sua apresentação maquetes em 3D, mostrando como ficará o Centro Histórico depois das intervenções de requalificação.

A chefe de gabinete Marileide Carvalho acolheu a todos, dizendo do anseio e desejo do prefeito Zito Barbosa pela concretização do Projeto de Requalificação do Centro Histórico. Em seguida passou a palavra a arquiteta Luiza, que deu início a apresentação do pré-projeto abordando todo o processo participativo que envolveu sua elaboração, contemplando questionários dirigidos a população do Centro Histórico, reuniões com a CDL, Câmara de Vereadores, moradores, comerciantes do Mercado Cultural Caparrosa, ocupantes dos Quiosques da Praça Antônio Balbino, culminando com a Escuta Pública em 12 de julho.

Em seguida foi feita a exposição dos problemas e potencialidades de cada setor que passará por intervenção na requalificação, a especialista exibiu um profundo diagnóstico da atual situação dos logradouros que compõem o entorno do Centro Histórico, salientando os problemas e desafios a serem superados nas questões sociais, climáticas, estética, de segurança, iluminação, acessibilidade e trânsito.

O próximo passo foi apresentar a grande plateia na Audiência Pública, o pré-projeto de Requalificação do Centro Histórico, que na sua execução será dinâmico e diversificado, abrangendo na primeira etapa as Praças Coronel Antônio Balbino, Landulfo Alves, Bailon Boa Ventura e os becos que unem as ruas paralelas do centro histórico.

A Praça Cel. Antônio Balbino foi projetada para se tornar um espaço que atraia famílias, considerando principalmente os idosos e crianças, com parque infantil, área de jogos, e além disso, o espaço receberá dois modernos quiosques e um projeto específico com palco para uso cultural. Já a Praça Landulfo Alves receberá um monumento alusivo à ferradura do Rio Grande, mantendo uma área de contemplação que ficará entre o prédio da Sertaneja – onde hoje funciona o Senac- e o Mercado Cultural Caparrosa, com arborização de palmeiras e fonte com jatos d’água. Na parte superior, a arborização e um estacionamento compartilhado farão parte da estrutura, que proporcionará um espaço amplo para que as pessoas possam admirar o Rio e os prédios históricos.

O Mercado Cultural Caparrosa será totalmente requalificado. Na parte interna ganhará construção de banheiros acessíveis e abrigará a comercialização de produtos diversos e típicos da região. Em volta do Mercado (Praça Bailon Boa Ventura), a prioridade será transformar em um espaço de estar, agradável durante todo o dia, com a inserção de arborização, pergolados e coberturas, além de um deque elevado. Nos becos que ligam as ruas paralelas ao centro histórico, será um espaço voltado para instalações e explorações artísticas.

Ao final da apresentação foi aberto espaço para intervenções dos participantes, e Roseane Reis destacou a importância da irrigação e a manutenção desse novo espaço. “Parabenizo a gestão por esse momento de integração com a população e com as pessoas que convivem diariamente no centro histórico. Gostei bastante das áreas verdes e gostaria muito que levasse em consideração, a manutenção de irrigação para essa área bem como dessa nova estrutura”, destacou a presidente da Associação de Moradores do Bairro Morada Nobre.

Para o presidente da Câmara Dirigentes Lojistas – CDL, esse é um momento histórico e participativo “Essa é uma grande oportunidade, as arquitetas são capacitadas para essas atividades e com certeza é preciso ouvir os anseios da população para essa requalificação do centro histórico. Considero toda essa área um lugar muito bonito e com grande potencial para o turismo, e estamos contentes por esse momento que está chegando”, disse André Braga.

Segundo Luiza Carvalho, o objetivo do projeto é ser plural e coletivo, levando em consideração as diretrizes urbanísticas e os critérios de qualidade de vida, como: a oferta de áreas de lazer para famílias, espaços prioritários para pedestres, ruas compartilhadas, locais específicos para estacionamento, preservação do patrimônio histórico, acessibilidade plena, valorização do Rio Grande e outras diretrizes.

“Foram dois meses de intenso trabalho, organizando os momentos participativos e estudos preliminares, para finalmente entregar à população este pré-projeto, que busca atender aos principais anseios da população. Eu, junto as colegas Anne Sturmer e Marianne Campos, só temos a agradecer pela oportunidade de poder usar nossos conhecimentos técnicos de arquitetura e urbanismo para idealizar a requalificação de um local simbólico. Esperamos que esse projeto possa fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento e a cidadania barreirense”, concluiu a arquiteta.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo