Prefeitura de Barreiras amplia ações no enfrentamento ao novo coronavírus com a instalação de lavatórios para higienização das mãos em espaços públicos

Mais uma alternativa no enfrentamento contra o novo coronavírus está sendo implementada pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Articulado dentro do projeto Cidade Social estão sendo instalados 80 lavatórios públicos, equipados com pia, torneira, água corrente e sabão líquido, em pontos estratégicos na cidade e povoados da zona rural, principalmente nos espaços com maior circulação de pessoas, entorno do Centro de Abastecimento (Feira Livre), áreas próximas de instituições financeiras e de equipamentos socioassistenciais.

De acordo com o gestor do fundo de assistência social, Ailton José, o objetivo é oferecer à população alternativas para evitar a proliferação do novo coronavírus, uma vez que a lavagem constante das mãos é uma das principais recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Estamos realizando distribuição de máscaras, campanhas educativas e ações de enfrentamento à Covid-19, e agora a Secretaria de Assistência Social está instalando 80 lavatórios públicos, que estarão à disposição da população. Vamos também auxiliar nas orientações para lavar as mãos corretamente e todas as medidas preventivas, para que juntos possamos combater o contágio do vírus ”, explicou o gestor.

As estruturas portáteis ficarão disponíveis durante o dia inteiro, facilitando a higienização das mãos nos horários em que a população estiver nas ruas. No entorno do Centro de Abastecimento, foram instalados 12 equipamentos, dando prioridade aos pavilhões que comercializam hortifruti. “Muito boa essa atitude de colocar pias com água e sabão aqui na feira livre, porque pegamos em dinheiro e alimentos, então lavar as mãos vai ajudar a prevenir a doença”, disse dona Socorro, feirante do CAB.

Os primeiros lavatórios foram instalados na manhã de quinta-feira (04), na entrada das secretarias de Saúde e de Assistência Social, localizadas no antigo shopping, assim como no Centro de Abastecimento (CAB). Nesta manhã de sexta-feira (5) iniciam as instalações nos equipamentos socioassistenciais, atendendo os quatros CRAS, CREAS, CRAM, Casa dos Conselhos e Centro POP. “Além dos espaços públicos, estamos colocando os lavatórios em todos os equipamentos da assistência, incentivando os demandatários e crianças que façam uso do sabão e lavem as mãos constantemente”, observou Ailton José.

A vice-prefeita Karlúcia Macêdo, vem acompanhando de perto a instalação dos equipamentos e recomenda que a população precisa colaborar fazendo a higienização das mãos e cuidando dos equipamentos. “É fundamental que a população colabore fazendo o uso correto e zelando desses equipamentos, para que todos possam ser beneficiados, Barreiras conta com a colaboração de todos para vencermos o Coronavírus” disse Karlúcia.

Na próxima semana, os pontos de instalações vão abranger a Prefeitura, Secretarias Municipais, Garagem Municipal, Albergue São José, Casa de Retiro São Bento, Cemitérios, Praça Sabino Dourado, Praça Castro Alves, Praça dos Sentidos, Praça do São Pedro, Praça Diego Dourado da Igreja Santa Catarina, Praça do Memorial Dom Ricardo, Praça 24 Horas, Praça Morada Nobre, Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, Praça Padre Armindo, Praça Nossa Senhora de Fátima (Flamengo), Praça da Maçonaria, Praça da Sustentabilidade Dr. Geraldo Nunes, Praça Joaquim Neto, além dos bairros Barreiras I, Residenciais São Francisco, Arboreto I e II; e comunidades rurais Tatu, Baraúna, Barrocão e Mucambo.