Prefeitura de Barreiras, Aiba e Abapa assinam aditivo do Projeto de Identificação e Recuperação de Nascentes e área de Preservação Permanente

A prefeitura de Barreiras, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o Instituto Aiba (Iaiba) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), darão continuidade ao Projeto de Identificação e Recuperação de Nascentes e Áreas de Preservação Permanentes (APP´S) na região Oeste. O termo de aditivo do acordo foi celebrado na tarde dessa segunda-feira (1º), na sede da Aiba, em Barreiras.

O evento que foi transmitido online, reuniu o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, o secretário de meio ambiente e turismo, Demostenes Junior, o presidente da AIBA, Odacil Ranzi, o primeiro vice-presidente, Moisés Schmidt, o segundo vice-presidente Seiji Mizote, a diretora de meio ambiente e irrigação, Alessandra Chaves e demais integrantes. De acordo com o secretário de meio ambiente, o objetivo do acordo de cooperação técnica e administrativa é de identificar, mapear e recuperar nascentes localizadas no município de Barreiras.

“Desde 2017 que a Prefeitura de Barreiras iniciou o mapeamento e o diagnóstico através dessa parceria com o Instituto AIBA, ABAPA, Codevasf e demais parceiros. Ficamos muito gratos pelo resultado positivo para o meio ambiente e para a população de Barreiras, tenho certeza de que com esse novo termo aditivo iremos progredir ainda mais na sustentabilidade e qualidade de vida para todos”, pontuou Demostenes Junior.

Conforme o presidente da Aiba e do Instituto Aiba (Iaiba), já foram recuperadas 18 nascentes mapeadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, com esse novo projeto que prevê ações em parceria público privada (PPP), serão recuperadas mais cinco nascentes na APA da Bacia do Rio de Janeiro.

“Agradecemos demais essa parceria, esse projeto bonito tem surtido bons efeitos nas comunidades e em todo Oeste da Bahia. É um projeto diferenciado e de ganho ambiental enorme, iremos continuar com esse trabalho de recuperação das nascentes, agora na APA da Bacia do Rio de Janeiro”, destacou Odacil Ranzi.

Além da assinatura do aditivo que incentiva a preservação e conservação das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) e veredas que protegem a hidrografia, o prefeito Zito Barbosa fez doação de insumos. Para ele, Barreiras é referência para outros municípios no cuidado com o meio ambiente.

“Agradecemos a AIBA, ABAPA, Codevasf e demais parceiros por essa parceria que passa a ser modelo para outros municípios no cuidado e preservação ambiental. Já recuperamos 18 nascentes e agora iremos avançar na preservação de mais cinco localizadas na Bacia do Rio de Janeiro. Através deste aditivo, assinado hoje, iremos continuar com o incentivo à pesquisa, diagnóstico e recuperação das nascentes, garantindo assim, mais recursos hídricos para o Oeste, estamos trabalhando de mãos dadas na construção da Barreiras do futuro, inteligente, sustentável e humana”, salientou Zito Barbosa.