Prefeitura de Barreiras adota medidas para salvar vidas e preservar a economia do município durante a pandemia do Coronavírus

Desde que se estabeleceu a pandemia do Coronavírus (COVID-19), com risco da transmissão do vírus em Barreiras, a Prefeitura tomou todas as medidas necessárias para conter a proliferação da doença. Barreira sanitária em aeroporto, terminal rodoviário e rodovias, vacinação a domicílio e “drive thru”, higienização de pontos estratégicos da cidade, distribuição de medicamentos para idosos em domicílio, assim como a emissão de decretos com medidas de prevenção e controle para enfrentamento a COVID-19, tendo o isolamento social como principal recomendação da autoridade sanitária do município.

A Administração Municipal tem buscado sempre equacionar as recomendações das medidas de saúde, com a necessidade de zelar pela preservação da economia do município nesse momento de excepcionalidade. Como fruto desse dialogo com a CDL, a Prefeitura editou o decreto nº 56, de 26 de março, que flexibilizou o funcionamento do comércio nas modalidades delivery e drive thru, permitindo o atendimento presencial para os estabelecimentos que trabalham com gêneros de primeiras necessidades, saúde, medicamentos, agropecuário e veterinário, observados os limites de quantidade de público e orientações de higienização.

Através do Comitê Interinstitucional de Operações de Emergência para enfrentamento a COVID-19, a Prefeitura vem dialogando e buscando viabilizar a infraestrutura necessária para dotar o município das condições clínicas indispensáveis para o enfrentamento da pandemia no município. Desta forma, só é possível a Prefeitura avançar em medidas que flexibilizem as atividades do comércio bem como as que possibilitem aglomerações, interferindo no isolamento social se a infraestrutura de saúde com suporte de leitos de UTI estiver minimamente estabelecida, o que ainda está em curso.

Enquanto aguarda o posicionamento do Governo do Estado no tocante a instalação de leitos de UTI que atenderá a região, sensível aos desafios que cada cidadão, empresas e empregadores enfrentam nesse momento, a Prefeitura de Barreiras determinou nessa quarta-feira, 1º, através da publicação do decreto nº 62, uma série de medidas de caráter excepcional que beneficiará todos os contribuintes do Município de Barreiras. A íntegra do decreto pode ser conferido no endereço https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2020/diario3166.pdf