Prefeitura de Barreiras abre Chamada Pública de Agricultura Familiar para merenda escolar

Objetivando incentivar o agricultor familiar do município, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, abriu uma Chamada Pública para a aquisição de 21 gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. Podem participar pequenos agricultores, empreendedor familiar rural e associações, que deverão informar capacidade técnica dos produtos alimentícios, que serão destinados a merenda escolar da rede municipal de ensino até dezembro de 2018.

A iniciativa é destinada ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é regido pela Lei Federal nº. 11.947, de 16 de junho de 2009. Para obter mais informações, os interessados devem comparecer a Secretaria de Educação que funciona no Centro Empresarial ou a Secretaria de Agricultura localizada no Parque de Exposições, para adquirir o Edital da Chamada Pública nº 001/2018. A entrega do envelope com a documentação exigida para a habilitação e Projeto de Venda será até dia 13 de agosto até as 17:00h, nas duas secretarias.

“Estamos cumprindo uma determinação legal, além de proporcionarmos um incentivo a mais aos agricultores familiares do Vale do Rio Grande. Todos sairão ganhando, já que os produtores terão uma renda a mais e os estudantes da rede municipal a garantia de uma merenda com produtos de qualidade”, destacou a secretária de educação Cátia Alencar.

Neste sábado, 28, a equipe da Secretaria de Agricultura estará fazendo mobilização dos pequenos agricultores no Centro de Abastecimento de Barreiras, tirando dúvidas e convidando todos os produtores a participarem da chamada pública. A expectativa é que com a nova chamada, cerca de mil famílias de agricultores do Vale sejam contempladas para fornecer frutas e legumes, como banana prata, melancia, alho, cheiro verde e alface, que vão compor o cardápio das escolas que contam, ainda, com itens básicos, como feijão gurutuba, farinha de mandioca, biscoitos, entre outros.