Prefeito Zito Barbosa sanciona lei que dispõe sobre o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

Cerca de 252 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Barreiras (ACS/ACE), participaram nesta quarta-feira (14), de uma assembleia geral extraordinária marcada pela emoção e gratidão ao prefeito Zito Barbosa, que na oportunidade, sancionou a lei que dispõe sobre o pagamento do piso salarial nacional, reafirmando o compromisso e o cuidado com os profissionais das duas categorias.

O evento aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva Carvalho e contou com a presença do vice-prefeito, Emerson Cardoso; vice-presidente da Câmara de Vereadores, Hipólito dos Passos; do secretário de saúde, Melchisedec Neves; coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida; também presidente do  Sind-ACS/Oeste, Gilvan Ferreira, o secretário geral do Sind-ACS/Oeste Luciano Pereira e demais membros.

O presidente do  Sind-ACS/Oeste, Gilvan Ferreira, destaca que o momento é de alegria após uma luta que durou 11 anos. “Foram muitos anos de luta. Essas duas categorias são merecedoras dessa conquista, e nós agradecemos o desempenho e a agilidade da Câmara de Vereadores, além da sensibilidade do prefeito Zito Barbosa, que realizou nosso sonho e acelerou todo esse processo garantindo assim, nosso salário atualizado já neste mês”, disse.

A felicidade estava estampada no rosto da agente comunitária de saúde do bairro Vila Brasil, Adeilta Araújo, reforçando o momento de gratidão. “Faço parte do grupo iniciante dos Agentes Comunitários de Saúde de Barreiras, começamos com um salário defasado e hoje comemoramos com muita alegria essa grande conquista. Irá mudar muitas coisas, tanto na vida profissional como pessoal”, disse emotiva.

Segundo o prefeito de Barreiras, todo o retroativo inserido na Emenda Constitucional nº 120 de 05 de maio, será pago a partir de outubro, e destaca ainda, que a tabela salarial será atualizada anualmente.

“Esse momento é realmente de muita alegria e emoção, quando sancionamos hoje a lei que dá direito ao piso salarial a essas duas categorias, que muito contribuem com o nosso município. Agradeço a Deus pela oportunidade, após 11 anos de espera das categorias, termos a oportunidade de sancionar hoje essa Lei aprovada com celeridade pela Câmara de Vereadores, e que a partir deste mês passa a ser realidade para todos. Esse é o compromisso que temos com os nossos servidores, além de pagar os salários dentro do mês trabalhado, vamos além, valorizando e respeitando todos os servidores públicos e  fazendo valer seus direitos”, citou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 14.09.2022