Prefeito Zito Barbosa recebe Comissão da Paz para discutir o projeto de videomonitoramento de Barreiras

A segurança do cidadão barreirense foi pauta de discussão, na última sexta-feira (5) durante reunião entre o prefeito Zito Barbosa e integrantes da Comissão da Paz, presentes ainda o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Costa. O sistema de videomonitoramento de Barreiras norteou as conversas.

Como forma de unir esforços e buscar aprimorar o projeto já existente, construído pela Comissão da Paz e Polícia Militar, integrando a proposta ao sistema que a Prefeitura irá implantar em todas as sedes escolares, unidades de saúde e demais prédios públicos municipais, o prefeito Zito Barbosa propôs a criação de uma comissão composta por secretarias municipais e integrantes da Comissão da Paz.

“Vamos promover os ajustes necessários no projeto já existente e que vamos implantar nas unidades da administração municipal, com a ampliação de câmeras instaladas, visando alcançar pontos estratégicos da cidade, melhorando assim a segurança da nossa população”, disse o prefeito.

“O sistema de videomonitoramento possui um custo relativamente baixo para o Município, considerando o retorno que ele oferece. Nós poderemos juntos com a Prefeitura, ir atrás de recursos e mostrar que é um projeto da comunidade de Barreiras e que é fundamental para a garantia da segurança”, disse o representante da Comissão da Paz, Gil Arêas.

Barreiras está mais segura – Em março de 2018 o Governo do Estado divulgou um comparativo dos índices de crimes violentos intencionais do segundo semestre de 2016 e 2017. Barreiras obteve uma queda de 43% no número de crimes que incluem homicídios dolosos, roubo qualificado pelo resultado de morte e lesão corporal seguida de morte. A intensificação das Operações Saturação, envolvendo as polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Rodovia Estadual, Guarda Municipal e Cootrans, bem como as melhorias na infraestrutura da cidade, que possibilitado as viaturas ter acesso a ruas antes intransitáveis, tem sido fundamental para a redução destes índices.