Prefeito Zito Barbosa participa da abertura das comemorações pelos 70 anos de fundação da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44

A Loja Maçônica Fraternidade Barreirense celebra neste mês de agosto 70 anos de fundação, e na manhã desta segunda-feira (01), foi realizado o evento de abertura das comemorações, presidido pelo Venerável Mestre/Presidente Camilo Otávio Alonso Uzêda. O prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vice-prefeito Emerson Cardoso, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demóstenes Júnior e a assessora especial Marileide Carvalho, participou da solenidade de abertura das comemorações que segue até o dia 27 de agosto.

Durante o evento, o cerimonial evidenciou que a Maçonaria é uma instituição filosófica, filantrópica e educativa, que tem por finalidade o aperfeiçoamento moral, intelectual e social dos seus membros a bem da humanidade. A Grande Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, nº 44, teve sua fundação no dia 01 de agosto de 1952, à Rua Barão de Cotegipe, sob a Presidência de José Dias da Silva.

Sempre preocupada com a educação, por acreditar ser uma das formas de libertação dos grilhões da ignorância de um povo, no ano de 1985 uniu forças de todos os seus membros e, em forma de mutirão, ergueu a escola de ensino fundamental São João Batista.  Em face dessa grande obra, recebeu o título de Benemérita Fraternidade Barreirense n° 44. Considerando a saúde como fundamental para o bem-estar de um povo, especialmente àqueles menos favorecidos, um ano mais tarde, em 1986, construiu um posto de saúde com atendimento odontológico, fato que a elevou ao título de Grande Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44, constituindo em Barreiras um grande complexo maçônico.

Em 19 de setembro de 2018, foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Barreiras quando da inauguração da Galeria dos Pioneiros Antônio Balbino de Carvalho, composta por 28 (vinte e oito) personalidades e entidades que foram pioneiras em diversas áreas que ajudaram a desbravar o município. Na oportunidade, foi agraciada com a Medalha Cel. José Braz de Souza.

O prefeito e o vice foram homenageados pelo Venerável Mestre/Presidente Camilo Otávio Alonso Uzêda com a entrega do PIN comemorativo dos 70 anos da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense. O prefeito Zito Barbosa e o vice-prefeito Emerson Cardoso, parabenizaram a instituição e todos os membros pelas sete décadas de serviços prestados à sociedade barreirense.

Durante o mês, ainda acontecerá no dia 18, a sessão especial de aniversário, alusiva ao dia dos pais e dia do Maçom, exclusivamente para os membros e familiares, e no dia 20, o Culto Ecumênico de 70 anos que será aberto para convidados. As comemorações se encerram no dia 27, com a solenidade festiva e jantar baile no salão de festas do Hotel Solar das Mangueiras, para os integrantes da loja e convidados.

Dircom/PMB – 01.08.2022