Prefeito Zito Barbosa lança Programa Vale Produtivo na comunidade São Vicente no Rio Branco

Integrando as ações de desenvolvimento da agricultura familiar na região do Vale, o prefeito Zito Barbosa esteve na tarde dessa segunda-feira, 06, no Rio Branco para anunciar o início dos trabalhos do Programa Vale Produtivo, que faz parte do Projeto Desenvolve Barreiras. Na primeira etapa, que começa nesta terça-feira, 07, as máquinas da patrulha mecanizada farão o preparo da terra para o plantio.

As atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio incluem a disponibilização de calcário, fertilizantes, orientação técnica, recuperação das estradas, adequação e qualificação das linhas de ônibus.

“Nosso objetivo é potencializar o lucro dos pequenos produtores, com a inserção dos seus produtos também na merenda escolar. Nós esperamos a contrapartida da comunidade, que é fazer de fato, o plantio nessa época de chuvas garantindo a subsistência e a venda do excedente”, disse o secretário de agricultura José Marques.

Segundo o prefeito de Barreiras, a meta é beneficiar cerca de 500 produtores do Cinturão Verde nesta primeira etapa, em seguida o programa ampliará seu alcance, beneficiando muito mais famílias. Além dos produtos cultivados pela agricultura familiar, o programa incentivará a produção de leite, mel, suínos, aves, caprinos, ovinos e peixes.

“Temos o compromisso de trabalhar por toda a população de Barreiras na cidade e no campo. Através deste programa, vamos fortalecer a agricultura familiar no município, possibilitando aos agricultores apoio técnico e insumos necessários ao aprimoramento da produção, para que eles tenham o retorno satisfatório do que cultivam. Desta forma, iremos propiciar também a geração de emprego e ampliação da renda destas famílias através da comercialização dos seus produtos”, destacou o prefeito.

O prefeito que esteve acompanhado da vice Karlúcia Macêdo, da chefe de gabinete Marileide Carvalho e os vereadores Otoniel, Beza, B. I., Cesar da Vila e Eurico Queiroz, anunciou também a construção de uma grande escola e um posto de saúde na região, com previsão das obras para o início de 2018.