Prefeito Zito Barbosa lança portfólio que projeta Barreiras para o futuro, e busca atrair investidores

A revista que mostra Barreiras em números foi uma iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e integrou a programação dos 128 anos de Barreiras

A cerimônia que reuniu empresários e agentes de desenvolvimento de Barreiras e do Oeste da Bahia, realizada na sexta-feira (24) no Espaço Le Revê, em mais um evento organizado pela Prefeitura como forma de homenagear os 128 anos de emancipação política do Município, teve como propósito fazer o lançamento de um material organizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços que compila números, dados e informações sobre Barreiras, importantes para a divulgação dos seus potenciais e, principalmente, para a atração de novos empreendimentos, nos mais diferentes segmentos.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Costa, o material lançado reforça o trabalho que já vem sendo realizado com a atração de investimentos para o Município. A exemplo da própria Atlas Renewable Energy e das Lojas Nosso Lar. “Queremos buscar indústrias para agregar valor aos itens aqui produzidos, transformando a abundante matéria prima e, dessa forma, gerando emprego e renda, sem esquecer de olhar para o comércio e os serviços. Este material é um presente para o barreirense que poderá, mais do que nunca se orgulhar da Cidade em que vive. Vamos buscar oportunidades para que todos aqui permaneçam e daqui tirem o seu ganha pão”, destacou Costa.

“É importante entendermos que temos uma dinâmica tão forte e própria, prova disso é que a cada dia vemos que o número de pequenos empreendedores é crescente em Barreiras”. Destacou Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae, que completou. “É importante darmos oportunidades para todos, os grandes e os pequenos. E a gestão do prefeito Zito Barbosa tem feito isso, o secretário Carlos Costa tem feito isso. Hoje 99% dos investidores de Barreiras são compostos por micro e pequenos. Esta é uma terra de oportunidades onde o maior potencial aqui existente é o seu povo. Lugar bom de empreender é lugar bom de viver. Assim é Barreiras. Parabéns a Prefeitura e a Secretaria de Indústria e Comércio pela produção deste material”, enfatizou.

Ao lançar o material gráfico, o prefeito Zito Barbosa, em companhia da primeira-dama, Marisete Bastos e da vice, Karlúcia Macêdo, foi enfático em reafirmar o trabalho que a atual gestão vem realizando para fazer de Barreiras um porto seguro aos investidores. A revista “Nosso melhor presente é construir o nosso futuro”, comemorativa dos 128 de emancipação política de Barreiras que foi distribuída ao público presente acompanhada de um pendrive contendo um vídeo, que retrata os avanços realizados pela atual gestão nos últimos dois anos, preparando a Capital do Oeste para se tornar a Capital do Desenvolvimento.

O gestor reforçou ainda que para que isso ocorra de forma mais efetiva, há gargalos que precisam ser superados. O primeiro, o da falta de energia elétrica que começa a ser superado com a construção de um linhão que irá beneficiar todo o Oeste e, ainda, com a instalação de empresas como a Atlas Energy, segunda maior indústria de energia fotovoltaica do País, que, já em 2020, dará início a distribuição de energia solar, reforçando a oferta de energia.

Porém, a ampliação do aeroporto de Barreiras, o segundo gargalo apontado pelo prefeito, está longe de ser solucionado. “Nos reunimos, em São Paulo, com a presidência da Passaredo, para tentar alternativas e trazer novamente vôos de Barreiras para Brasília – que interligam nosso município ao restante do País – porém, o que nos foi colocado é que o ICMS do combustível da Bahia é muito alto, o que inviabiliza a atividade. Só temos promessas até o momento, e isso não resolve, é uma situação que se arrasta. Temos que ter um aeroporto capaz de receber grandes aeronaves e levar nossos produtos para todo o Brasil e para o exterior. Por isso precisamos cobrar do governo do Estado, essa interlocução”, disse o prefeito.

Ainda participaram do evento compondo a mesa de honra, o presidente da CDL, André Braga, ex-prefeito, Paulo Braga, representante da Polícia Militar, Capitão Gama, representante do Sindilojas, Tiago Quinteiro, representante do agronegócio, Carlos Henrique, das instituições de ensino superior, Almir Vieira Silva e representando o Legislativo, vereador Alcione Rodrigues.