Prefeito Zito Barbosa inaugura mais uma Unidade de Saúde, desta vez no bairro Morada da Lua de Cima

Uma média de cinco mil pessoas serão atendidas na Unidade de Saúde da Família Crispiniana Ferreira de Souza

Planejar, executar e oferecer soluções na área da saúde com qualidade aos moradores de Barreiras, tem sido uma das marcas da gestão do prefeito Zito Barbosa, que nesta quinta-feira (18), entregou mais uma estrutura de saúde à população. Dessa vez, os moradores do bairro Morada da Lua de Cima comemoram a entrega da Unidade de Saúde da Família Crispiniana Ferreira de Souza, construída com recursos próprios do município.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso; do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; do reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Dr. Jacques Miranda, secretário de saúde, Melchisedec Neves, subsecretária Jamile Rodrigues, coordenador da Atenção Primária, Ari Donizeti; também dos vereadores: Hipólito dos Passos, João Felipe, Silma Alves, Valdimiro José, Francisco Sobrinho, Rider Castro, Alcione Rodrigues, Teteia Chaves, Yure Ramom e Eurico Queiroz. Lideranças políticas, moradores do bairro, bem como família da homenageada, demais secretários, subsecretários, diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde também participaram da inauguração.

A Unidade atenderá uma média de cinco mil pessoas, através de uma equipe médica completa, com oferta de atendimentos médicos, de enfermagem, serviço de farmácia, consultório odontológico, sala de vacina, sala de acolhimento, fraldário, e ainda salas de marcação de exames e de procedimentos. Toda a equipe que compõe o quadro de atendimento foi apresentada pela coordenadora Francelise Bettanin, que destacou a importância da unidade, agora com sede própria e uma nova estrutura física adequada que possibilitará a realização de diversas atividades de saúde no bairro.

Bastante emocionada, dona Eliane Ferreira de Souza agradeceu pelo cuidado da gestão com a saúde do município e pela entrega da sede própria, que leva o nome de sua mãe. “Que alegria estamos vivenciando nesta noite, eu e meus irmãos somos muito gratos por essa homenagem, que leva o nome da nossa querida mãe Crispiniana, que muito fez pelas pessoas e por esse bairro. Agradecemos também pelas melhorias, agora temos ruas asfaltadas, escolas requalificadas e um colégio modelo de qualidade, que também muito nos orgulha de fazer parte da Morada da Lua de Cima”, pontuou Eliane.

O prefeito de Barreiras destacou a evolução da saúde no município, sendo que em 2017 a cobertura da Atenção Básica era em torno de 30% e hoje, a cobertura ultrapassa 80% em todo município. Para esse bom resultado vários investimentos foram feitos, como a construção de mais de 14 unidades de saúde na cidade e zona rural, além da implantação de equipamentos como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Parto Normal (CPN) e o Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II). A Prefeitura segue com a construção do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, mais uma unidade de saúde no Santo Antônio, as sedes do Samu e Central Integrada de Regulação, e em breve entregará as unidades de saúde do Km 30, Riachinho, Cidade Nova e Val do Teiu.

“Agradeço imensamente a Deus por nos proporcionar mais essa realização, hoje com a entrega de mais uma unidade de saúde no bairro Morada da Lua de Cima. Sabemos que as Unidades de Saúde da Família são fundamentais para a oferta de bons serviços de saúde, por isso, temos feito grandes investimentos nesta área no nosso município. Já avançamos muito e ainda este ano iremos entregar mais duas unidades na zona urbana e mais duas na zona rural. Seguimos firme em nosso propósito de cuidar cada vez mais da nossa população, porque Barreiras é o nosso futuro hoje, e o nosso orgulho sempre”, disse Zito Barbosa.

Dircom/PMB- 19.08.2022