Prefeito Zito Barbosa entrega duas novas pontes de concreto sobre o Riacho do Corrente e Rio Branco

Seguindo com a valorização do homem do campo e o objetivo de garantir mais segurança e plenas condições de trafegabilidade, contribuindo assim positivamente no transporte de insumos e no escoamento da produção pelas estradas vicinais do município, através da implantação de novas obras de infraestrutura, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, inaugurou nesta quinta-feira (29), duas novas pontes de concreto armado na região do Rio Branco.

As obras que foram coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, estão inseridas dentro do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, e fortalece a infraestrutura na região, possibilitando acesso mais fácil ao turismo, uma vez que a estrada do Rio Branco dá acesso às Cachoeiras do Redondo e do Acaba Vida, respectivamente.  A primeira ponte inaugurada fica sobre o Riacho do Corrente e homenageia Dr. José Davy Bessa Nogueira, médico ortopedista, político e agropecuarista, que foi um dos pioneiros no município e atuou na região, contribuindo no desenvolvimento da localidade.

Presentes no evento, a viúva Dra. Isa Urbano Bessa e o filho Dr. Davy Urbano Bessa Filho, se emocionaram com a homenagem e falaram da importância da obra para todos os moradores. “Essa ponte é um marco para essa região. É a primeira vez que a gente vê uma obra dessa sendo feita de concreto por aqui, esses moradores merecem. Foi uma emoção muito grande para toda família, porque Davy sempre foi um eterno defensor e lutador pelo bem dessa região. Essa nova estrutura irá ajudar muito no desenvolvimento da região como um todo”, disse a Dra. Isa Bessa.

O segundo momento também foi marcado pela emoção com a entrega da ponte construída em concreto e pré-moldado, com 44 metros de comprimento sobre o leito do Rio Branco. Localizada no povoado Riacho d’Água, ligando os municípios de Barreiras e Riachão das Neves, a ponte leva o nome de Antônio Américo de Lima Filho. O investimento é superior a um milhão de reais, com recursos próprios do município de Barreiras.

A justa homenagem ao ex-prefeito de Riachão das Neves contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; secretário de Infraestrutura João Sá Teles; subsecretária Luzeni Santos; o ex-prefeito de São Desidério, Demir Barbosa; também dos vereadores Hipólito dos Passos, Francisco Sobrinho, Yure Ramon, Valdimiro José, Alcione Rodrigues, Adriano Stein, Rider Castro e Rodrigo do Mucambo, e ainda os filhos do homenageado, Ademir Santana e José Américo, o vice-prefeito de Riachão das Neves, Moab Nascimento e o vereador Abdiel Serpa.

Para a família do ex-prefeito Antônio Américo de Lima Filho, a construção da ponte de concreto é um marco histórico para todos, principalmente para os moradores de Riachão das Neves que passam a contar com um acesso fácil para escoar suas produções, fazer compras e também resolver outras demandas na Capital do Oeste.

“Hoje é um dia de grande emoção, tanto para o município de Barreiras como para Riachão das Neves com a construção dessa ponte de concreto que homenageia o meu querido pai, que fez um ano de falecido e recebe essa homenagem de grande relevância. Nossa família agradece imensamente o prefeito Zito Barbosa por esse presente, e também em nome de todos os moradores de Riachão das Neves que passam a contar com essa nova estrutura para potencializar sua produção e fortalecer o desenvolvimento dessa região. Estamos muito orgulhosos, principalmente com o bem-estar proporcionado à população dos dois municípios que são ligados por essa ponte”, comentou José Américo.

Outras duas pontes de concretos também foram entregues na região do Rio Branco, todas construídas com recursos próprios do município, conforme destaca o gestor de Barreiras. “Um dia de muita emoção para mim, para os familiares dos homenageados e toda nossa equipe, que fizeram acontecer a concretização dessas obras. Essa ponte aqui no Riacho D’Água, sobre o Rio Branco, liga Barreiras e Riachão das Neves, dois municípios produtivos que contribuem com a Bahia e Brasil com suas produções e riquezas. Por isso, assumimos o compromisso de construir essa ponte e hoje estamos cumprindo, e vamos continuar trabalhando mantendo com todos os compromissos que assumimos com a população, na cidade e no campo, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, citou emocionado Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 30.09.2022