Prefeito Zito Barbosa entrega à população de Barreiras a primeira Ala de Saúde Mental no Hospital Municipal Eurico Dutra

A população de Barreiras recebeu na manhã dessa sexta-feira (14) a primeira Ala de Saúde Mental no Hospital Municipal Eurico Dutra. O espaço que já estar todo preparado para atender pacientes do município faz parte do Programa Saúde Humanizada e foi entregue pelo prefeito, Zito Barbosa, com objetivo de ofertar um ambiente adequado para pacientes com problemas mentais em internações de curta duração.

A apresentação da nova Ala contou com a participação da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretário municipal de saúde Anderson Vian, coordenadora de saúde mental, Denny Samper, diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, Helena Luísa, do diretor médico Rodrigo Mello, médico psiquiatra Tarcís Bomfim, vereadores, demais secretários, e da equipe que compõe o quadro de profissionais que irão trabalhar diretamente na nova Ala.

Segundo a coordenadora de saúde mental, a Ala de Saúde Mental está dentro da política do Sistema Único de Saúde – SUS e faz parte da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. Composta por uma equipe multiprofissional com médico psiquiatra, assistente social, psicólogo, técnicos e enfermeiros, oferecerá internação de curta duração e após alta, o paciente é encaminhado para o Centro de Atenção Piscossocial CAPS II ou CAPS AD – Álcool e Drogas, para continuidade do tratamento, o que garantirá uma assistência digna e de qualidade.

A nova Ala do Hospital Municipal Eurico Dutra está composta inicialmente de oito leitos, sendo três leitos femininos, quatro masculinos e um infanto-juvenil. “Todo esse reordenamento que estar sendo feito na saúde em Barreiras contribui diretamente nessa ação que está sendo concretizada hoje. Pela primeira vez no município, estamos entregando essa Ala dentro do Hospital Eurico Dutra que possibilitará mais comodidade e segurança aos pacientes que já fazem acompanhamento no CAPS II e no recente inaugurado CAPS AD. Nesse novo espaço, com certeza, será ofertada a devida assistência aos pacientes da saúde mental”, explicou Anderson Vian.

Entregando mais um espaço de atendimento à saúde em Barreiras, o prefeito Zito Barbosa, destacou o trabalho humanizado que está sendo feito no município ao longo desses dois anos através da secretaria de saúde e a atenção especial que os pacientes da saúde mental estão recebendo.

“Os desafios na oferta de atendimentos na saúde são grandes não só em Barreiras, mas em todo Brasil, mas estamos determinados a superá-los com muito trabalho. A partir de agora os pacientes que necessitam de atendimento na área de saúde mental passam a ter uma atenção ainda mais especial em nosso município, essa nova Ala entregue para a população oferecerá uma assistência social com mais humanização. Estamos trabalhando muito para ampliar a cobertura na Atenção Básica em Barreiras, tínhamos no início do governo uma coberta de apenas 40% no município e hoje já ultrapassamos os 50% e vamos avançar muito mais, nossa meta é passar dos 80%”, disse Zito Barbosa.
O prefeito afirmou ainda que a saúde de Barreiras vive outra realidade, com a atenção da administração se estendendo aos diversos setores, a exemplo da entrega de estruturas inéditas como o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, o Centro de Atendimento ao Homem – CEAH, novas instalações do Centro de Atendimento a Mulher – CAM, Unidades de Saúde da Família requalificadas e ampliadas, a nova Unidade Básica de Saúde XXVI no centro, o recém inaugurado CAPS AD que também realiza um trabalho assistencial voltado para dependentes químicos. Além da reordenação no atendimento com ampliação de enfermarias no Hospital Municipal Eurico Dutra e de especialidades no Emilly Raquel.