Prefeito Zito Barbosa e comitiva visitam estruturas de laboratórios de saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, do vice-prefeito Emerson Cardoso, do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, do secretário de Saúde, Melchisedec Neves e da subsecretária Jamile Rodrigues, estiveram visitando a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) na última segunda-feira (2), na oportunidade, conheceram toda a estrutura do Campus Reitor Edgard Santos, recepcionados pelo reitor Jacques Miranda, o vice-reitor Antônio Oliveira e, pelo diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Rafael Simões, professores e estudantes do curso de medicina.

Após conhecerem de perto os laboratórios equipados dos cursos da área da saúde, biblioteca e demais departamentos da UFOB, que no dia 05 de junho completará 9 anos de atuação em Barreiras, foram apresentados ao prefeito e demais convidados os trabalhos desenvolvidos na região Oeste, desde a atuação dos acadêmicos do curso da área da saúde no município, com projetos de pesquisa, de extensão e participação durante o momento mais crítico da pandemia no município, bem como, o desempenho dos estudantes em estágios nos diversos equipamentos municipais de saúde.

Na oportunidade, o prefeito Zito Barbosa e comitiva foram homenageados pelos estudantes e profissionais da UFOB pelo compromisso, parceria e apoio à Universidade, principalmente, na atuação em campo dos acadêmicos. O reitor Jacques Miranda destacou também a importância dessa parceria com o poder público.

“A UFOB agradece a todos pela visita, apresentamos a nossa estrutura, principalmente na área da saúde, esta, que tem sido uma das áreas mais requisitadas junto ao município de Barreiras. Esse momento reforça o diálogo entre esta instituição e a Prefeitura, mantendo sempre à disposição para ações em conjunto de interesse da população e na área da saúde”, ressaltou.

Polo de educação, a Capital do Oeste se destaca com importantes universidades públicas e instituições particulares que fortalecem o desenvolvimento do município também como polo regional de saúde, e essa parceria com as instituições de ensino superior, de acordo com o prefeito de Barreiras, é fundamental na consolidação de Barreiras como a Cidade do Futuro.

“Agradeço imensamente ao nosso magnífico reitor Dr. Jacques Antônio de Miranda, o vice Antônio Oliveira e todos os demais profissionais pela receptividade. Conhecer de perto a estrutura de laboratórios de saúde da UFOB foi muito gratificante, oportunidade também para manifestar nossa gratidão pela forte parceria estabelecida com essa Universidade que tem uma importância muito grande para Barreiras e toda região Oeste. Agradecemos também as contribuições positivas de todos esses profissionais durante a maior crise da pandemia em nosso município, com certeza, o trabalho da UFOB favoreceu bastante nossa luta na superação da pandemia até o momento. Barreiras tem se destacado em diversos setores, em especial na educação, o que sinaliza um futuro promissor para nossas crianças e jovens. Tenho certeza que com a construção do Hospital Municipal, teremos mais oportunidades de ampliar o campo de pesquisa, de estudo e de atuação conjunta com os acadêmicos do curso de medicina, e outras áreas da saúde. Assim como estou certo de que o desenvolvimento vivenciado por nossa cidade favorece também o aprimoramento de outros cursos como engenharia civil, agronegócio e tecnologia, isso tudo nos dá a certeza de que Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, destacou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 06.05.2022