Prefeito Antonio Henrique e missão baiana fecham acordo de visita de chineses ao Oeste da Bahia

china1

Recebidos no aeroporto de Chongqing pela embaixada do Brasil na China, a missão baiana liderada pelo Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Sales e a presença do prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, foram recebidos no jantar oficial pelo Vice Governador de Chongqing, Liu Qiang, os vices- presidentes de instituições estatais e representantes da iniciativa privada chinesa.

Durante o jantar, a missão baiana apresentou as expectativas da Bahia para a instalação de empresas chinesas, enfocando as potencialidades da região Oeste. “Considero o jantar com o vice-governador, como uma reunião de trabalho. Apresentamos dados e o potencial de crescimento com a chegada da Ferrovia Oeste Leste e a implantação da universidade federal. Apresentamos as excelentes perspectivas de industrialização, principalmente nas áreas do algodão, grãos e frutas. O secretário Eduardo Sales destacou a potencialidade da Bahia nos setores de infra-estrutura com construção civil e concessões de estradas, e também do turismo com construção de hotéis e grandes franquias. Foi uma reunião proveitosa e positiva para nossa cidade”, ratificou o prefeito Antonio Henrique.

china2

Chineses na Bahia

Segundo informações do prefeito Antonio Henrique,  a missão baiana acompanhou ontem, 26, o Seminário “Oportunidades de Investimentos no Brasil” que aconteceu dentro da programação do “Brazilian Day”. A palestra sobre a Bahia foi ministrada pelo Secretário da Agricultura, Eduardo Salles e o Embaixador brasileiro, Valdemar Carneiro Leão, com a  presença da comitiva baiana, executivos de Grupos Chineses, inclusive o Presidente do Chongqing Grain Group o empresário Hu Junlie, que possui em Barreiras, o projeto em fase de construção de uma das maiores esmagadoras de soja.

Após o evento, os diretores e executivos de grupos empresariais da província chinesa Chongqing interessados em investir no Brasil confirmaram a presença no mês de dezembro deste ano, quando participam em Salvador, de um dia de debate – ‘Chongqing Day’ -, com autoridades baianas e produtores para discutir a possibilidade de investimento na Bahia, nas áreas de agroindústria, turismo e infraestrutura. A delegação chinesa fará também visitas às áreas produtivas do Oeste, para conhecer in loco as potencialidades da agropecuária baiana. “ Barreiras está de portas abertas para receber esses grandes investidores, como também temos recebido empresários de todos os estados brasileiros para conhecer e investir em nossa cidade. Nossa expectativa é transformar Barreiras em um pólo industrial, gerando mais emprego e mais renda para a população”, enfatizou o prefeito Antonio Henrique.

Para o secretário da SEAGRI, Eduardo Salles, a realização do ‘Chongqing Day’ será de grande importância para estreitar os laços entre Chongqing e a Bahia, que já são estados irmãos, e viabilizar novas parcerias. “Isso tudo é fruto da confiança criada entre a Bahia e a China, após sete missões comandadas pelo governador Jaques Wagner”.