Projeto de estruturação de Parceria Público Privada do Parque de Iluminação Pública de Barreiras é apresentado aos vereadores na Câmara Municipal
4 de março de 2022

Em processo de consolidação desde 2020, a Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura de Barreiras, Caixa Econômica Federal e o Grupo Houer concluiu a fase de estudos técnicos acerca da modernização do Parque de Iluminação Pública do Município. Com os dados finalizados e compilados foi realizada nesta terça-feira (14), na sala de reuniões da presidência, a apresentação do projeto aos vereadores de Barreiras, através do Engenheiro da Caixa, Gustavo Kevilli Busanelli e Felipe Amorim, consultor da Houer, contratada da Caixa. As próximas etapas serão a realização de uma consulta pública, em janeiro de 2022, seguida de uma audiência pública, em fevereiro do mesmo ano.

Desde 2018 Barreiras entrou na concorrência nacional, com outros municípios brasileiros, para capitalizar o contrato junto à Caixa Econômica. Um total de 50 municípios foram selecionados, e destes, cinco na Bahia. Barreiras está no conjunto dos primeiros a participarem do chamamento público e assinar o contrato, em 2020. O contrato viabilizou assessoria técnica, socioambiental, econômica e financeira para estruturação do projeto e definição de contratação, gerando estudo de viabilidade e desenvolvimento para inovação do Parque de Iluminação Pública em Barreiras.

O convênio prevê a elaboração do estudo de modernização do Parque de Iluminação Pública do Município, com investimentos na implantação de sistema de LED, reconhecido pelo baixo custo de manutenção. “Com essa iniciativa iremos prestar um serviço com mais qualidade, eficiência e de menor custo. O monitoramento será realizado através do sistema de telegestão que dará celeridade às ações. Barreiras moderniza seu Parque de Iluminação Pública e avança na parceria público privada como estratégia de gestão”, destacou o secretário de Planejamento e também vice-prefeito Emerson Cardoso.

Após passar pela consulta e audiência pública, o projeto seguirá para o processo de licitação aberto na Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa vencedora irá assumir e operar a modernização, a manutenção e a telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município de Barreiras. “Trata-se de um sistema moderno, mais atual de tecnologia que prevê a iluminação de prédios históricos, praças, pontos turísticos, além de ruas e avenidas. A assistência técnica será da empresa vencedora da licitação, que, por meio de um sistema de monitoramento inteligente, dará a manutenção necessária de forma ágil e em curto espaço de tempo”, destacou o engenheiro da Prefeitura, Vitor Barreto.

A apresentação contou com a presença do presidente Otoniel Teixeira e dos vereadores Eurico Queiroz, Tetéia Chaves, Sobrinho, Rodrigo do Mucambo, Rider Castro, Dr. Sileno, João Felipe, Carmélia da Mata, Valdimiro José e Hipólito dos Passos. Pela Prefeitura, o vice-prefeito Emerson Cardoso, o chefe de gabinete Jéferson Barbosa, além do engenheiro Vitor Barreto. Pela Caixa Econômica Federal Aline Rocha e Andreia Pires. Também os consultores Deishi Cristina dos Santos, Giordano Bruno Vilela e Tiago Campoleira das empresas Houer e Viana Castro, contratadas da Caixa.

Dircom/PMB – 15.12.2021