Poesias, paródias e desenhos produzidos por estudantes são premiados durante a Semana do Meio Ambiente, em Barreiras

O tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno”, que norteia as atividades da Semana do Meio Ambiente de Barreiras, de 05 a 07 deste mês, foi também foco de estudo prévio de estudantes do 6º ao 9º ano do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna. Com o auxílio de professores, eles se debruçaram em pesquisas, assistiram palestras, reportagens relacionadas ao meio ambiente e ao lugar em que vivem. Como resultado, uma série de paródias, poesias e desenhos foram produzidos e integraram um projeto lançado pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras e instituições parceiras que premiou, os vencedores do concurso.

Nesta quarta-feira (5), em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, os estudantes que tiveram os trabalhos previamente selecionados fizeram as apresentações para os colegas, professores e banca julgadora. Em cada categoria, três vencedores receberam prêmios e o reconhecimento dos organizadores da proposta.

“Esta ação serviu para aprimorar mais as atividades de educação ambiental, com novas metodologias que buscam estimular nesses alunos o gosto pela preservação do meio ambiente. O maior instrumento de gestão ambiental é a educação ambiental”, avaliou o secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Demósthenes Júnior.

Para a coordenadora escolar, que abraçou a causa, junto com os professores, todo o projeto foi importante, desde o lançamento para os alunos, que demonstraram empolgação para fazer as produções, até o grande final, quando expuseram os resultados. “Nossa escola participa ativamente de projetos e ações que visam levar aos estudantes, conhecimentos e novas percepções do mundo. Quando fomos procurados, não tivemos dúvidas que seria uma oportunidade de aproximar nossos estudantes de um tema tão importante que é a preservação ambiental”, disse Neliane Freitas.

Os finalistas apresentaram suas produções, obedecendo critérios pré-estabelecidos como criatividade, coerência com o tema, presença de palco, ortografia e impacto visual. Os vencedores na categoria paródia foram Joicy (1º lugar), Paulo Silas (2º lugar) e Allye (3º lugar). Na categoria desenho a premiação foi para Ramily (1º lugar), Kauane (2º) e Vítor Daniel (3º lugar). Os melhores na poesia foram Allye (1º lugar) e Sabrina (2º lugar). Já a vencedora do grande prêmio, destaque em todas as categorias, foi a estudante Joicy, que levou para casa, uma bicicleta.

O concurso foi uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e contou com a parceria da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Embasa, Ong Mundo Lindo e as empresas Tetra + e Atlas.