‘Pedale Por Uma Causa’ – Barreiras é a primeira cidade da Bahia a participar do alerta para a conscientização da Esclerose Múltipla

O domingo, (1), foi de alerta em Barreiras para uma das doenças que mais afetam jovens e adultos no mundo, a Esclerose Múltipla. Com o objetivo de difundir informações e promover o engajamento sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) realizou o tradicional passeio ciclístico que acontece em várias cidades do Brasil há cinco anos, considerado o maior passeio ciclístico não competitivo da América Latina.

A concentração do ‘Pedale Por Uma Causa’ foi em frente à Câmara de Vereadores com aquecimento em ritmo de zumba com os professores Leandro Braga e Claudinha Fernanda. O grande pedal laranja percorreu as avenidas Dr. Cleriston Andrade, Benedita Silveira, Rua Rui Barbosa e Av. das Turbinas, contornando o HO e retornando ao Parque de Exposições Engº Geraldo Rocha, chamando atenção de todos para a Esclerose Múltipla, uma doença inflamatória e progressiva, que atinge o sistema nervoso central, causando sensações como formigamento, visão turva, perda de força nos membros, instabilidade e fadiga.

“A Secretaria de Saúde através do projeto Saúde Humanizada, juntamente com a AME, aderiu ao “Pedal Laranja” em prol dessa causa. Aqui no município de Barreiras fazemos atendimento, realização de exames e o tratamento dessa doença através do Ceproeste, que atende inclusive, toda região Oeste. Barreiras foi o primeiro município da Bahia à apoiar o ‘Pedale Por Uma Causa’, e teve nesse primeiro ano, 400 ciclistas inscritos, isso é bem significativo, para o próximo ano temos a certeza que faremos um passeio ainda maior”, pontuou Anderson Vian, secretário municipal de saúde, que participou do passeio ciclístico ao lado da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo e do diretor da AME, Rodrigo Pereira.

Marilene Santos percorreu boa parte do passeio de cadeira de rodas, achou uma excelente iniciativa. Ela que descobriu a doença há dois meses contou com a família no apoio e na aceitação do tratamento. “Muitas vezes você não acredita no que está acontecendo, vi minha vida se transformar em dois meses e agradeço a Deus pela família que tenho. Andava normalmente, e do nada comecei a paralisar de um lado, depois do outro, e descobri que estava com Esclerose Múltipla, foi um baque, mas estou fazendo o tratamento com o apoio incondicional da minha família”, disse emocionada.

De acordo com a AME, o Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla é comemorado oficialmente em 30 de agosto. Foi estabelecido pela primeira vez em 2009 pela Multiple Sclerosis International Federation (MSIF). A cor laranja é uma cor quente, vibrante, que representa juventude, excitação e imaginação, características presentes em todas as pessoas que são esclerosadas e esclerosados. “Abraçamos essa causa para mostrar às pessoas que é possível ter uma vida de qualidade. A AME junto com a Secretaria de Saúde, abraçou essa causa com intuito de divulgar o que é a doença, diagnóstico e o tratamento. Ficamos muito felizes com esse apoio, tenho certeza que esse passeio marcará o nosso Agosto Laranja todos os anos”, destacou Carla Tamara, integrante da organização do ‘Pedale Por Uma Causa’ em Barreiras.