Pedal pela Vida: Profissionais dos CAPS II, CAPS AD II e Coordenação de Saúde Mental de Barreiras realizam passeio ciclístico em alerta a Prevenção ao Suicídio

Com objetivo de sensibilizar a população acerca da valorização da vida neste mês dedicado a prevenção ao suicídio, os profissionais das equipes dos CAPS II, CAPS AD II e Coordenação de Saúde Mental de Barreiras, participaram do Pedal pela Vida, nesta sexta-feira (24). A ação reuniu as equipes das unidades que fizeram o percurso da sede do CAPS II, na Morada Nobre, até o Clube BNB, e contou ainda com a participação da primeira-dama, Marisete Bastos.

Ao longo de todo mês, a prevenção ao suicídio está sendo trabalhada nos dois Centros Psicossociais. Segundo a coordenadora da Saúde Mental, Deny Samper, o dia de hoje foi dedicado àqueles profissionais que cuidam das pessoas de maneira contínua nos espaços de atendimento público. “Fizemos várias salas de espera com palestras voltadas para a importância da vida, incluindo a Campanha Pedágio Todos Pela Vida, realizado no dia 10 de Setembro. Hoje, dedicamos o dia para fazer também essa higiene mental nos profissionais que compõem o quadro dos CAPS’s do município, começando com esse Pedal pela Vida”, pontuou Deny.

Com o apoio do educador físico do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Klysmann Silva Oliveira, teve também a Gincana da Vida com atividades de socialização ao longo do dia. Brincadeiras de futebol, torta na cara, corrida no túnel, cabo de guerra, corrida de saco e outras atividades fizeram parte da interação entre os profissionais. Presente no evento, acompanhada da assessora técnica, Maria Messias, a subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, falou da importância dessas ações, incluídas dentro do Projeto Cuidando de quem Cuida.

“Pensando no bem-estar da saúde e do trabalhador, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, tem desenvolvido ao longo deste mês várias ações em todos os setores da saúde pública do município, desde a média complexidade como também na Atenção Básica. Essas ações desenvolvidas hoje pelas equipes do CAPS Saúde Mental e CAPS AD estão inseridas dentro do Projeto Cuidando de quem Cuida, onde os profissionais da linha de frente se sentem também acolhidos”, disse Jamile Rodrigues.

Fechando a programação do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde realizará na próxima quinta-feira (29), uma palestra com o tema: “Matriciamento em Saúde Mental para o fortalecimento da Atenção Básica do Município de Barreiras”. O evento acontecerá no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho para enfermeiros e médicos.

Dircom/PMB – 24.09.2021 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo