Páscoa no Parque é lançado com assinatura de parceria para incremento da piscicultura

O prefeito Zito Barbosa fez, na manhã desta quarta-feira, 12, o lançamento oficial do evento Páscoa no Parque. A solenidade foi acompanhada pela vice-prefeita, Karlúcia Macedo, o presidente da câmara Gilson Rodrigues, vereadores, secretários de governo e entidades parceiras como Codevasf, Sindicato Rural, Senar, Sebrae, Car e Adab. A assinatura de um protocolo de intenção entre Prefeitura e Codevasf para o funcionamento da unidade de processamento de pescado da Baraúna, marcou o evento.

“A obra da unidade de beneficiamento foi iniciada há muito tempo e estava parada, vamos concluir e colocar para funcionar, agregando mais valor à atividade de produção do pescado não apenas em Barreiras, mas, beneficiando também, municípios vizinhos”, disse Zito. Ele aproveitou para enfatizar que o evento Páscoa no Parque tem um apelo forte para o aquecimento da economia, com a comercialização de peixes, frutos do mar, chocolates caseiros e artesanato.

Para o secretário de Agricultura José Marques, potencializar a venda e a produção do pescado é um dos principais objetivos da feira, ele enfatizou que a unidade de beneficiamento será fundamental para o incremento da piscicultura regional e, consequentemente, o fortalecimento de eventos como o Páscoa no Parque. “Barreiras possui 140 hectares de tanques cavados, isso é bastante significativo. Com a unidade de processamento em funcionamento, todos ganharão criadores, consumidores, enfim, toda a cadeia produtiva do pescado”, disse.

Durante a visita aos estantes montados, a vice-prefeita Karlúcia Macedo destacou a preocupação da administração em fortalecer as atividades rurais de Barreiras e reforçou o papel de integração que o evento traz para a população. “Aqui poderão vir famílias inteiras, um espaço com atrações para todos, além de dar uma dinâmica ao parque de exposições, ao utilizá-lo em benefício do bem estar”.

O evento – Composto por quatro vilas, o festival vai até domingo, 16, com opções para todas as faixas etárias. Na Vila dos Sabores, uma praça de alimentação composta por restaurantes e lanchonetes oferecerá cardápios à base de pescado e frutos do mar, além das barracas de guloseimas. A Vila da Páscoa será um espaço lúdico com a Casa do Coelho e com foco no entretenimento infantil, incluindo decoração com arcos iluminados, cenários de páscoa, coelhos, ovos e flores gigantes.

Na Vila do Peixe o público poderá adquirir peixes frescos, frutos do mar, temperos frescos, e todos os ingredientes imprescindíveis para o cardápio da Semana Santa. Já na Vila dos Parceiros instituições como Codevasf, CAR, Sindicato dos Produtores Rurais, Senar, Coopeixe, Bahia Pesca, Sebrae, entre outros, oferecerão orientações aos criadores de pescado, com modelos de projetos e programas voltados para a implantação da piscicultura. Também palestras e capacitações sobre criação de pescado e cadeia produtiva.