Parceria entre Prefeitura de Barreiras e IBAMA/Prevfogo implanta brigada para prevenção e combate aos incêndios florestais

Em mais um ano de parceria, a Prefeitura de Barreiras e o IBAMA estão atuando com antecedência no enfrentamento ao período mais crítico de queimadas e focos de incêndio no município, de junho a dezembro. A brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) já está operante e é composta por 30 brigadistas, incluindo dois chefes de brigada, quatro chefes de esquadrão e 24 brigadistas.

Segundo o secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, além de Barreiras, os brigadistas também podem atuar na região Oeste conforme a necessidade.

“O trabalho dos brigadistas é essencial, pois ele começa também nas nossas ações de educação ambiental, junto à Secretaria de Meio Ambiente e muitas vezes integrado ao do grupamento de bombeiros nos períodos em que a seca contribui na propagação de incêndios florestais. Por isso, fortalecemos a nossa parceria a cada ano, oferecendo o apoio logístico necessário para facilitar o trabalho da brigada, que se intensifica ainda mais nos meses de agosto e setembro”, acrescentou o secretário de meio ambiente.

Além do combate aos incêndios, os brigadistas também colaboram nos projetos de arborização locais, manutenção do viveiro, recuperação de nascentes, além do monitoramento das áreas críticas e planejamento de combate ao fogo.