Palestras sobre artrite reumatoide chamam atenção para o diagnóstico precoce da doença

Destinado à acadêmicos das áreas de saúde e médicos da Atenção Básica, o evento teve o apoio da Secretaria de Saúde de Barreiras

Com o tema “Artrite Reumatoide – Diagnóstico precoce é o melhor tratamento”, um ciclo de palestras técnicas durante toda a manhã de sexta-feira (18), reuniu acadêmicos de Medicina e demais áreas da saúde, além de médicos da Atenção Básica de Barreiras no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e na abertura o secretário Anderson Vian destacou as ações do Município no atendimento e cuidado de pacientes que apresentam a doença.

“Temos dado apoio aos pacientes com doenças reumatológicas nas unidade de saúde e também no Programa HumanizaDOR de Fibromialgia, do qual ofertamos exames laboratoriais e específicos para diagnóstico. Os atendimentos clínicos realizados nas unidades básicas de saúde e os especializados, oferecidos no Leonídia Ayres e no Ceproeste, são mostra de que tratamos dessa doença de forma séria, com ações de prevenção e tratamento sistemático”, pontuou o secretário. Ele destacou ainda a importância da realização de eventos como forma de conscientização da população em geral e no caso de acadêmicos, para contribuir na formação profissional.

Esta também é a opinião da estudante do 3º semestre de Medicina da UFOB, Danielly Rego. Após assistir a primeira palestra, ministrada pelo médico reumatologista do município, Carlos Perkueny, ela destacou os principais pontos aprendidos. “Já vimos no curso alguma coisa sobre artrite reumatoide, mas nada aprofundado ainda, anotei dados importantes como os exames que podem ser feitos para um diagnóstico eficaz e precoce da doença”, disse.

Além de conhecer mais sobre as causas, manifestações clássicas, diagnóstico, quadro clínico e tratamento da artrite reumatoide, os presentes assistiram a outras duas palestras que complementaram a do médico reumatologista. O fisioterapeuta e professor da UFOB, Márcio Kawano falou sobre o papel da fisioterapia no tratamento e a importância dos exercícios específicos, já o farmacêutico Gilvan Vieira Carmo abordou detalhes sobre a eficácia dos medicamentos mais utilizados no tratamento.

Sobre a Artrite Reumatoide – De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações e impacta cerca de 1% da população. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se, geralmente, entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. Os sintomas mais comuns são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, sobretudo mãos e punhos. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional. É uma doença autoimune, ou seja, uma condição em que o sistema imunológico, que normalmente defende o corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as articulações, conhecido como sinóvia).