Pacientes receberam próteses e órteses sob medida no Centro Especializado de Reabilitação Aníbal Barbosa Filho em Barreiras

Pacientes com deficiência física cadastrados na Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Centro Especializado de Reabilitação Aníbal Barbosa- CER II, para receber equipamentos auxiliares para locomoção, puderam estampar um sorriso no rosto nesta quinta-feira, (28). A unidade, que atende 37 municípios da macrorregião Oeste, recebeu pessoas que necessitavam de Órtese, Prótese ou Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) para a entrega e prova final do novo equipamento, disponibilizados gratuitamente.

A moradora de Barreiras, Elizangela Rodrigues Macedo ficou emocionada com a entrega das duas próteses de membros inferiores para sua filha Sophia Rodrigues, de 4 anos. “Agradeço a Deus por esta oportunidade, e digo que estou sem palavras para agradecer todo o suporte e carinho da equipe do CER II. Finalmente poderei ver minha filha caminhar, ter uma vida mais ativa e brincar com as crianças”, destacou a mãe.

Outro beneficiado foi o agricultor Adonei Felix da Silva, 72 anos, residente no município de Buritirama. Acompanhado pelo filho Antônio, ele recebeu próteses fabricadas com biotecnologia avançada, após a amputação das duas pernas devido uma complicação de trombose. “Eu sonhava um dia ter a oportunidade de andar de novo pela roça, conversar em pé com os amigos, e voltar a minha vida antiga. E vou conseguir depois que eu fizer os treinos com as próteses”, disse.

De acordo com a coordenadora administrativa, Geisa Schwambach, todos os pacientes beneficiados estiveram no CER II para prova de material, ajuste e para medida das órteses e próteses. “Iniciamos ontem com a medida e molde de próteses e órteses, e hoje conseguimos entregar esses equipamentos que já tinham sido realizadas a medida e o molde anteriormente. Para nossa equipe multidisciplinar é um dia muito importante, já que haverá muita melhoria na qualidade de vida desses pacientes do nosso município e região”.

A secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues acompanhada da coordenadora administrativa Geisa Schwambach, coordenador técnico Uillian Queiroz e a coordenadora regional do Samu, Juana Jamille, participou da entrega de 11 novas próteses e órteses e destacou a importância desse momento.

“A entrega das próteses e órteses é uma oportunidade de reinserir essas pessoas ao convívio social, proporcionando ainda o direito à acessibilidade, bem-estar e qualidade de vida. Não se trata apenas de uma prótese, mas sim, de uma garantia a essa pessoa, que terá o direito de ir e vir assegurado, com um excelente equipamento e todo acompanhamento de nossa equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, nutricionista, ortopedistas, assistentes sociais e psicólogos. Tudo isso muda histórias, e fortalece ainda mais nosso compromisso com a saúde humanizada”, destacou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 28.07.2022